A Casan voltou a solicitar aos proprietários de imóveis, já contemplados pelo Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras, para promovam a ligação do esgoto junto a nova rede. “Em operação há mais de dois anos, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras necessita da colaboração de toda a comunidade para que possa operar dentro dos padrões técnicos e contribuir com a qualidade de vida e a conservação do ambiente”, solicita o gerente local, Lino José de Aviz Neto.
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) opera de modo totalmente automatizado. Está capacitada para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia. No entanto, está tratando hoje em média apenas 25 litros por segundo. Isso ocorre porque muitos proprietários não providenciaram ainda a conexão de seus imóveis à rede coletora de esgoto.
“Quanto mais moradores fizerem a correta ligação ao sistema, mais essa infraestrutura vai funcionar de forma adequada para colaborar com a saúde, a conservação do ambiente e a qualidade de vida na cidade. A carga orgânica presente no esgoto é importante para que a ETE opere com toda a eficiência, pois esse material é o alimento de microorganismos que fazem a depuração do esgoto”, reforça a Casan.
Situada às margens da BR-101, a ETE de Piçarras é uma das mais modernas de Santa Catarina, e está capacitada para receber o esgotamento sanitário de 2.551 imóveis. O investimento do Governo de Santa Catarina e da CASAN chegou a R$ 55,7 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão.
CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA
Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retêm esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
DESATIVAÇÃO DA FOSSA
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.