24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Novas lixeiras serão colocadas ao longo do trecho de Bandeira Azul

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras está promovendo a colocação de novas lixeiras ao longo do trecho certificado pelo Bandeira Azul. Artistas locais são os responsáveis pelo embelezamento das lixeiras, utilizando a temática marinha em suas inspirações para as criações. Elas serão alocadas a cada 50 metros.

“As lixeiras se tornaram verdadeiras obras de arte, que através do seu colorido deixam os ambientes públicos ainda mais bonitos e incentivam a população a descartar o lixo no local correto. Além de proteger as belezas naturais e a vida marinha, também promove o bem-estar dos banhistas que frequentam o local”, detalha o IMP, em nota oficial.

As pinturas são realizadas por 10 artistas da Câmara Setorial de Artes Visuais, cadastrados na Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras. Os trabalhos iniciaram na última semana e devem ser concluídos até o fim do mês de fevereiro. “O projeto vem para contribuir com a restauração do trecho Bandeira Azul”, destaca a presidente da Câmara Setorial de Artes Visuais, Fabiana Köche.

Os artistas são Cíntia Teló, Cléo Bittencourt, Edson Felix dos Santos, Fabiana Köche, Luiz Teló, Lurdes Lima, Marco Martin, Moacir Ventura, Natália Cardoso e Osmar Batista da Silva. Um total de 63 lixeiras estão sendo alocadas na faixa de areia por uma equipe da Secretaria de Obras. A realização do projeto é uma idealização dos membros do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul – Balneário Piçarras.

A ação visa seguir os critérios do Bandeira Azul. Deve existir um número adequado de lixeiras na praia e estas devem ser mantidas limpas regularmente, seguras e apropriadamente espaçadas. Além das novas lixeiras, o IMP também aconselha os moradores a evitarem o uso de plástico, levando para a praia sacolas biodegradáveis para armazenar o lixo, garrafas reutilizáveis e canudos de material sustentável.

 

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você