24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Penha lança neste sábado (12) projeto de estímulo à leitura

Ouça a Matéria

Neste sábado, dia 12, a Fundação Municipal Cultural de Penha ‘Picucho Santos’ dá início a projeto de fomento à literatura e cultura. A partir das 17h, sob um enorme sombreiro próximo à Arena SC, na Praia Alegre, o “Árvore do Saber – Pé de Livros” começa a distribuir seus frutos: livros estarão penduras aos galhos para que a população possa colhê-los gratuitamente.

“Queremos que as pessoas colham os livros e os levem para casa, para que possam desfrutar de uma boa leitura. A proposta também faz alusão ao ato de semear a cultura, a informação e a busca pelo conhecimento”, explica o superintendente da Fundação, o professor Eduardo Bajara.

Os livros estarão acondicionados dentro de um saco plástico, junto de uma máscara de proteção individual.  Escritores locais como Claudio Bersi de Souza, Maria do Carmo Ramos Krieger, Vanessa Petermann e Fábio Policarpo – além de uma antologia da Academia de Letras Seccional de Penha Anísio dos Santos – assinam as obras que irão dar vida ao projeto.

“São obras temáticas diversificadas como literatura infantil e infanto-juvenil, romances, história, ficção, enfim para agradar todos os públicos amantes da leitura contemporânea”, acrescenta Bajara. A intenção da Fundação Cultural é levar o projeto para outros bairros da cidade ao longo dos próximos meses.

“Precisamos difundir a cultura e resgatar o amor pela leitura”, finaliza Bajara. Pessoas que queriam fazer a doação de obras podem fazer contato direto pelo telefone (47) 9 9129.2048, com Bajara. O projeto tem como apoiadores a Fundação Cultural de Santa Catarina (FCC), a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Penha Anísio dos Santos e a professora joinvillense Mariza Schiochet – criadora do Projeto Ler é Viajar Sem Sair do Lugar. 

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você