26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Piçarrense Ivo Álvaro Fleith falece aos 74 anos

Ivo é filho de Francisco Leopoldo Fleith, o primeiro prefeito de Balneário Piçarras após sua emancipação do município de Penha, em 1963

(FOTO, FELIPE FRANCO, 2011)
Ouça a Matéria

Faleceu na manhã desta terça-feira, 20, no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, o piçarrense Ivo Álvaro Fleith. Aos 74 anos, o engenheiro civil por formação e político por suas históricas raízes familiares lutava contra um câncer ao longo dos últimos meses. O velório deve começar às 12h, na Capela Mortuária do Cemitério Municipal Jardim Piçarras, onde seu corpo também será enterrado, às 16h30.

Ivo é filho de Francisco Leopoldo Fleith, o primeiro prefeito de Balneário Piçarras após sua emancipação do município de Penha, em 1963. Também cravou longa carreira pela política piçarrense, com seis mandatos na Câmara de Vereadores: esteve vereador em 1983/1988, 1989/1992, 1993/1996, 1997/2000, 2001/2004 e 2009/2012.

“Não me sobe à cabeça, porque sou vacinado contra o poder” (FOTO, FELIPE FRANCO, 2011)

Também esteve na condição de vice-prefeito em uma ocasião, na gestão 2005/2008, ao lado do então prefeito Leonel Martins. Assumiu a principal cadeira política da cidade por diversas ocasiões. Também ocupou cargos de secretaria em gestões municipais. Em 2011, em entrevista especial ao Jornal do Comércio, afirmou que as situações que o colocaram no poderio político nunca mudaram sua essência.

“Não me sobe à cabeça, porque sou vacinado contra o poder. Eu fui quatro meses prefeito. Sempre fui a mesma pessoa, agindo da mesma forma, não mudei nunca a minha condição quando estava no mando. Tenho sempre tentado ser o mesmo cidadão Ivo Álvaro Fleith”, disse ele aos jornalistas Felipe Franco e Luiz Garcia. Ivo deixa esposa, quatro filhos e seis netos.

HOMENAGENS

“Ivo deixou um legado na política piçarrense”

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, categorizou a história deixada por Ivo. “Balneário Piçarras perdeu hoje um grande amigo, um homem que deixou o seu legado na história da cidade: o ex-vereador Ivo Álvaro Fleith, aos 74 anos. Ivo deixou um legado na política piçarrense com os seus seis mandatos como vereador e um mandato como vice-prefeito. Filho do primeiro prefeito da cidade, Francisco Leopoldo Fleith, Ivo também foi protagonista no comando de algumas secretarias da Prefeitura. Deixo registrado meus sentimentos à família neste momento de luto”.

“Um cara fiel, companheiro acima de tudo”

O ex-prefeito Leonel lamentou a partida do amigo. “Perdemos, eu perdi um grande amigo, um companheiro na política. Um cara fiel, companheiro acima de tudo. Foi uma perda para Balneário Piçarras. Uma pessoa séria na política e não fazia da política uma profissão. Fazia da política no sentido de ajudar as pessoas. Mas, a vida é assim. Nos prega algumas coisas que fogem da alçada da gente. Eu só quero deixar meus sentimentos para toda a família. Vamos guardar boas lembranças do amigo Ivo, do que ele representou para Balneário Piçarras”.

“Ivo deixou um legado político para Balneário Piçarras”

O atual presidente da Câmara, Jorge Luis da Silva, também registrou “meu profundo pesar pelo falecimento de Ivo Álvaro Fleith, que nos deixou hoje. Que Deus o acolha e conforte o coração de toda a família, amigos e da legião de admiradores que, assim como eu, guardarão dele tantas boas lembranças. Ivo deixou um legado político para Balneário Piçarras, assim como seu saudoso pai, que deu os primeiros passos para formação do nosso amado município. Eternizou sua passagem, sem sombra de dúvidas”

“Um dos políticos mais atuantes na história do município”

“Ivo Fleith, um dos políticos mais atuantes na história do município de Balneário Piçarras, verdadeiro exemplo de honestidade e defensor da moralidade administrativa. Eu tinha grande admiração pela seriedade dele no trato com a coisa pública, por sua honestidade”, homenageou o ex-vereador e advogado, Maurício Köche.

2 COMENTÁRIOS

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Bernardes
Antonio Bernardes
1 ano atrás

Vá com Deus grande amigo.

Fernando Mateos de Araujo
Fernando Mateos de Araujo
1 ano atrás

Uma grande figura de nossa linda cidades !! Vá em paz Seu Ivo e um forte abraço a todos os familiares

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você