25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Praça das Baleias tem nova data de inauguração

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou para o próximo dia 26, às 15h, inauguração da Praça das Baleias – que vem sendo lapidada bem em frente ao Molhe Norte (descida da Avenida Getúlio Vargas). O novo equipamento turístico está em fase final de conclusão, que remeterá à cidade como um porto natural das gigantes do oceano durante a temporada de inverno.

Além da inauguração da praça – que terá a réplica de duas baleias da espécie franca austral – o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) vai realizar ações ambientais do Programa Bandeira Azul, dias 26 e 27.  Hoje, a cidade detém o título simbólico por possuir o maior trecho certificado pelo programa internacional de qualidade ambiental e infraestrutura.

A criação da Praça faz alusão a última temporada de migração de baleias da espécie franca e jubarte – que no inverno passado registrou número histórico de avistamentos ao longo do horizonte piçarrense. “No inverno de 2021, as baleias jubarte e franca foram presenças ilustres em Balneário Piçarras”, detalha a presidente do IMP, Rosemeri Bona. A logomarca do Bandeira Azul de Balneário Piçarras, por exemplo, já remete às baleias.

“Balneário Piçarras tem o privilégio de ser escolhida por essas fantásticas criaturas para reproduzir e amamentar seus filhotes. Haverá um totem, junto à escultura, explicando à população e aos turistas a relação das baleias com nosso município”, acrescenta Rosemeri.  A Instalação de um enorme letreiro “Sou # Balneário Piçarras”, a montagem de três pergolados em eucalipto tratado, o plantio de trepadeiras e mais três palmeiras de seis metros também irão formar a atração.

As duas baleias, mãe e filhote, ganharão uma pintura peculiar finamente criada pelo artista Fox Malinoski, grafiteiro desde 2005, que já realizou intervenções artísticas em vários países da América Latina. “É mais um equipamento de divulgação de Balneário Piçarras, que recebemos, para que fosse feito o melhor proveito possível. A estrutura terá relevância nos quesitos de representatividade que as baleias tiveram em sua última passagem pela região”, destaca o secretário de Turismo, Lávio Dalfovo.

PROGRAMAÇÃO

26 DE FEVEREIRO

12h às 15h – Conversa sobre a “Poluição marinha e impactos na fauna!

14h às 18h – Conversa sobre “Tartarugas marinhas do Brasil”

15h – Inauguração da Praça das Baleias

15h30 às 16h30 – Projeto Musical “Praia Limpa”

27 DE FEVEREIRO

12h às 18h – Arte na Orla (atividades culturais com artistas locais)

12h às 14h – Conversa sobre “Compostagem de casca de coco verde”

12h às 15h – Projeto Musical “Praia Limpa”

16h às 17h – Dinâmica sobre “Reciclagem de lixo marinho”

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você