17.3 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Balneário Piçarras prepara formação do Grupo de Resposta e Ação Coordenada

Ouça a Matéria

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), prepara para as primeiras horas desta quinta-feira, 5, a formação do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) – voltado a lidar com a situação e tomar medidas para minimizar os impactos das chuvas, que tem previsão de volumosas e intensas até o próximo domingo, 8.

“Tá chovendo muito em todo estado e a Defesa Civil de Balneário Piçarras está monitorando os pontos de alagamento na cidade. Peço que todos se protejam e cuidem uns dos outros. Em caso de emergência, acionem a Defesa Civil no 199”, postou nesta quarta-feira, 4, o gestor da cidade. Em 24h, 76 milímetros de chuva foram registrados na cidade.

Alagamentos foram mais recorrentes na região rural da cidade

O Grac é uma equipe especializada em situações de emergência que atuará na coordenação dos esforços para enfrentar as consequências das chuvas. A previsão indica que na quinta-feira haverá uma diminuição das chuvas, mas apontam para um aumento no volume de chuva a partir de sexta-feira, 6.

Os impactos iniciais das chuvas foram mais acentuados no interior do município, onde diversos pontos foram afetados por alagamentos. Em razão disso, os postos de saúde localizados na Lagoa e Morro Alto precisaram ser fechados devido à dificuldade de acesso pelas estradas alagadas, o que comprometeu o atendimento à população nessas áreas.

Além disso, a Secretaria de Educação tomou a decisão de cancelar as aulas da Escola São Brás no período da tarde desta quarta-feira, também em virtude das condições climáticas adversas que afetaram a locomoção dos alunos e funcionários. Nas próximas horas, a situação dos serviços públicos na zona rural será atualizada pelo Governo.

A população de Balneário Piçarrase deve tomar medidas preventivas, como evitar áreas propensas a alagamentos, manter-se informada sobre atualizações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais. A prefeitura continuará monitorando a situação de perto e tomando medidas para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade diante das adversidades climáticas previstas.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você