A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha (Fumtec) anunciou a demolição da réplica do Cristo Redentor. Após a queda de uma placa de concreto da estátua, uma nova análise – junto à Defesa Civil Municipal – confirmou o comprometimento pleno de uma das principais atrações turísticas da cidade.
“Achamos melhor fazer um novo Cristo. Ao invés de reformar esse Cristo, vamos fazer um novo. Esse Cristo vai ser demolido. A gente vai estar apresentando o projeto do novo Cristo nos próximos dias, um projeto mais moderno e remodelado – mas, sem perder a essência e toda a característica do Cristo de Barra Velha”, afirmou o presidente da Fumtec, Pierre Costa.
Ainda não há prazo para demolição da estrutura – que seguirá interditada. Pierre adiantou que atualmente a nova estátua está em fase de criação, mas que pretende iniciar os trabalhos no local ainda no primeiro semestre deste ano. “Mais tardar, metade de maio, já queremos estar mexendo para o novo projeto”, adiantou.
Dados adicionais sobre a nova estátua ainda não foram revelados pela Fumtec. No dia 14 do mês passado, a Defesa Civil de Barra Velha interditou o acesso à réplica do Cristo Redentor – que possui 40 metros de altura. Outras rachaduras estão aparentes na estrutura, situação que reforçou a interdição e que motivou a demolição.
A réplica do Cristo Redentor foi edificada entre os anos de 1998 e 2000, lapidada pelo artista José Cristóvão Batista. Desde então, poucas foram as reformas estruturais. Em 2021, a atual gestão promoveu uma requalificação artísticas do espaço, com traços assinados pelo artista plástico Ademar Cesar.
[…] No início do mês, a Fumtec anunciou a demolição da réplica do Cristo Redentor, situada no Morro… A decisão foi motivada após a queda de uma placa de concreto da estátua e, após uma nova análise junto à Defesa Civil Municipal, ficou confirmado o comprometimento estrutural da estrutura, construída entre 1999 e 2000. […]