26.2 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Coleta seletiva de Balneário Piçarras será feita pela Recicle

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou nesta segunda-feira, 18, que o serviço de coleta de resíduos recicláveis passará a ser realizado pela concessionária Recicle by Veolia. O caminhão vai passar por cinco bairros ao longo da semana e pelo interior quinzenalmente – serviço esse que não incidirá em acréscimo sobre a atual tarifa.

A coleta seletiva abrange residências, comércios e Ecopontos, das 13h às 22h, de segunda à sábado. A Recicle by Veolia, que já recolhe o lixo comum, usará um veículo identificado com a campanha “Recicle seus Hábitos” para recolher a coleta seletiva. O novo roteiro de coleta é diferente do utilizado anteriormente pelo projeto Recicla Aí, aplicado pela Prefeitura.

Programa Recicle seu Hábitos será desenvolvido na cidade

Sobre a implantação do serviço de coleta seletiva realizado pela Recicle by Veolia na cidade de Balneário Piçarras, “a empresa esclarece que não será cobrada nenhuma tarifa adicional à população, uma vez que o serviço é feito de maneira regionalizada”, informou ao Jornal do Comércio.

A população pode contribuir separando materiais recicláveis como plástico, papel, metal e vidro. Os recicláveis devem ser lavados antes do descarte e é indicado utilizar sacos de lixo na cor azul. Óleo vegetal será recolhido somente em garrafas pet fechadas. As mudanças passam a vigorar desde esta segunda-feira, 18.

O gerente Regional da Recicle by Veolia, Julio Muller, observa que Balneário Piçarras já há uma filosofia implantada, por conta do Recicla Aí. “Aqui na cidade os moradores já sabem que existe o serviço de coleta seletiva, vamos apenas contribuir otimizando roteiros e profissionalizando todo o processo, como dar o destino adequado aos recicláveis”, explica. Os materiais serão encaminhados para uma cooperativa de reciclagem, em Brusque.

RECICLA AÍ

A coleta de resíduos orgânicos residenciais, realizada pelo projeto Recicla Aí, foi interrompida devido à baixa adesão. Os orgânicos serão recolhidos apenas das instituições de ensino municipais e encaminhados para a Central de Compostagem, no bairro Lagoa. 

Sobre a Recicle by Veolia

A Recicle by Veolia é uma empresa do Grupo Veolia, líder mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias. Considerada uma das principais empresas de limpeza urbana de Santa Catarina, a Recicle by Veolia  está presente nas cidades de Araquari, Balneário, Barra Velha, Brusque, Navegantes e Penha, atuando em 15 municípios. Também é responsável pela administração de um CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), localizado em Brusque, oferecendo soluções ambientalmente adequadas para a destinação dos resíduos produzidos na região, seguindo os mais altos padrões de qualidade internacional. 



Dicas Importantes

  • – Para poder ser reciclável, os materiais precisam estar limpos e separados do lixo comum, por isso, separe em casa os recicláveis e lave potes de iogurte e margarina antes de colocá-los para a coleta;
  • – Mantenha as lixeiras abertas no dia da coleta seletiva, pois os coletores não podem usar chaves ou tags de particulares, nem entrar em áreas privadas;
  • – Identifique os materiais recicláveis utilizando sacos de outra cor e sinalize a lixeira com uma identificação;
  • – Materiais perfurocortantes (como agulhas, cacos de vidro, espetinhos de churrasco) precisam estar bem embalados em jornais ou dentro de garrafas pet, para não machucar os coletores;
  • – A coleta seletiva abrange residências, comércios e Ecopontos.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você