A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o retorno de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa a partir do meio-dia desta quarta-feira, 11 – situação que se mantém até as primeiras horas da manhã de sexta-feira, 13.
“A previsão é de tempo bom para Santa Catarina hoje (10), após tantos dias de estragos para nossas cidades. Mas precisamos ficar atentos: vem mais chuva para todo o Estado a partir de quarta-feira”, afirmou o governado do Estado, Jorginho Mello (PL).
A Defesa Civil prevê maior volume de chuvas entre quarta-feira e quinta-feira (11 e 12): “O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. Devido aos altos volumes registrados nos últimos dias, permanece o risco para inundações e deslizamentos”.
Já ao “longo da quinta-feira (12), a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina, iniciando nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e avançando para o norte do estado ao longo do dia. No extremo norte catarinense, deve seguir chovendo na madrugada de sexta (13), mas com intensidade fraca. O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências como alagamentos e enxurradas Devido aos altos volumes registrados nos últimos dias, permanece o risco para inundações e deslizamentos”.
Apesar de a chuva ter cessado nesta segunda-feira, 9, Jorginho pontua que ainda “não deu tempo ainda dos rios baixarem e o solo continua encharcado. Por isso, o alerta da Defesa Civil é muito alto para deslizamentos. Vamos acompanhar direitinho as informações e ficar em alerta. Não é a hora de baixar a guarda. Temos muito o que fazer”.
Quadro muito preocupante se avizinha para SC, especialmente o vale do Itajaí entre quarta de noite a sexta. UM ENORME PROBLEMA VEM VINDO AO VALE! e em outras áreas de SC.
— CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) (@Climaterra) October 10, 2023
Coutinho/P.Scheuer
Do Portal ClimaTerra, Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer categorizam a situação como um “quadro muito preocupante se avizinha para SC, especialmente o vale do Itajaí entre quarta de noite a sexta. UM ENORME PROBLEMA VEM VINDO AO VALE! e em outras áreas de SC”.