18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Em alerta, Grac de Balneário Piçarras espera 150mm de chuva até domingo, 8

Ouça a Matéria

Formado na manhã desta quinta-feira, 5, o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) de Balneário Piçarras espera que a cidade seja atingida por um volume de 150 milímetros de chuva a partir das primeiras horas desta sexta-feira, 6. Uma equipe técnica foi formada para atender possíveis emergências geradas por alagamentos e deslizamentos.

LEIA TAMBÉM:
Previsão aponta para retorno dos temporais nas primeiras horas desta sexta-feira, 6

Para manter a população informada e garantir a rápida resposta às emergências, a sede da Defesa Civil Municipal vai operar como a Central de Recebimento de Informações. A população pode fazer contato pelos telefones: 199 (24h), WhatsApp (47) 9 9261-4287 (24h) e (47) 334.0702 (horário comercial).

Grac se reuniu na manhã desta quinta-feira, 5; 76mm de chuva já foram aferidos na cidade

A Polícia Militar também atenderá as ocorrências normalmente pelo 190 e os Bombeiros Militares por meio do 193. O Grac é composto por representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militares e a prefeitura de Balneário Piçarras, e tem como objetivo coordenar ações efetivas em situações de emergência.

Ficou estabelecido que a sede da Prefeitura funcionará como a base do Sistema de Comando em Operações (SCO), onde as autoridades do Grac se reunirão para tomar decisões em tempo real, monitorando e respondendo às necessidades emergenciais da comunidade. Segundo a Defesa Civil do Estado, até domingo, 8, o estado receberá volumosas e intensas chuvas.

A Secretaria de Assistência Social está em estado de alerta e pronta para ativar um abrigo no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, caso a necessidade de alojamento temporário se torne uma realidade.


ALERTA

As autoridades locais reforçam a importância de que os residentes em áreas vulneráveis adotem medidas de precaução, como evitar deslocamentos desnecessários, monitorar constantemente as informações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades. A Prefeitura de Balneário Piçarras continuará acompanhando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade diante das previsões adversas de chuva intensa.

Moradores próximos ao Rio Piçarras, diante dos alertas, estão se preparando para um cenário mais temerário.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você