Formado na manhã desta quinta-feira, 5, o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) de Balneário Piçarras espera que a cidade seja atingida por um volume de 150 milímetros de chuva a partir das primeiras horas desta sexta-feira, 6. Uma equipe técnica foi formada para atender possíveis emergências geradas por alagamentos e deslizamentos.
LEIA TAMBÉM:
Previsão aponta para retorno dos temporais nas primeiras horas desta sexta-feira, 6
Para manter a população informada e garantir a rápida resposta às emergências, a sede da Defesa Civil Municipal vai operar como a Central de Recebimento de Informações. A população pode fazer contato pelos telefones: 199 (24h), WhatsApp (47) 9 9261-4287 (24h) e (47) 334.0702 (horário comercial).
A Polícia Militar também atenderá as ocorrências normalmente pelo 190 e os Bombeiros Militares por meio do 193. O Grac é composto por representantes da Polícia Militar, Bombeiros Militares e a prefeitura de Balneário Piçarras, e tem como objetivo coordenar ações efetivas em situações de emergência.
Ficou estabelecido que a sede da Prefeitura funcionará como a base do Sistema de Comando em Operações (SCO), onde as autoridades do Grac se reunirão para tomar decisões em tempo real, monitorando e respondendo às necessidades emergenciais da comunidade. Segundo a Defesa Civil do Estado, até domingo, 8, o estado receberá volumosas e intensas chuvas.
A Secretaria de Assistência Social está em estado de alerta e pronta para ativar um abrigo no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, caso a necessidade de alojamento temporário se torne uma realidade.
ALERTA
As autoridades locais reforçam a importância de que os residentes em áreas vulneráveis adotem medidas de precaução, como evitar deslocamentos desnecessários, monitorar constantemente as informações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades. A Prefeitura de Balneário Piçarras continuará acompanhando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade diante das previsões adversas de chuva intensa.
Moradores próximos ao Rio Piçarras, diante dos alertas, estão se preparando para um cenário mais temerário.