20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Grande massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil neste final de semana

Enorme massa de ar frio avança nos próximos dias impactando a temperatura em grande parte do Conesul

A closeup shot of a window on a rainy day, raindrops rolling down the window
Ouça a Matéria

O portal especializado em condições climáticas, MetSul Meteorologia, comunicou o avanço da primeira grande massa de ar frio de inverno para o Brasil. As condições de frio e chuva, em Santa Catarina, devem ocorrer de sábado para domingo (10 e 11).

“O fenômeno que irá fazer a transição do ar quente para o ar frio será uma frente fria que irá cruzar o sul do Brasil no fim de semana. Essa frente fria irá avançar rápida e na sua passagem poderá gerar temporais com vendavais e chuva forte localizada”, alerta o portal.

O centro da massa de ar frio vai atuar entre a Argentina e o Rio Grande do Sul – mas, irá refletir em toda as demais regiões. Em Balneário Piçarras, por exemplo, as prévias apontam para uma queda de até quatro graus centigrados durante a madrugada de sábado para domingo, quando também se inicia a chuva.

“Posteriormente, em meados da próxima semana haverá duas condições interessantes; a alta pressão entre os Andes e o Oeste do Sul do Brasil e por outro lado uma área de baixa pressão no oceano Atlântico na altura do Sudeste. A alta pressão forma uma verdadeira corrente de ar gelado até o Norte do Brasil. A baixa pressão mantém a umidade e propicia novos eventos de chuva, inclusive forte para parte do Sudeste e Sul do Brasil na próxima semana. Portanto, irá predominar dias de frio e umidade nessas áreas”, detalha a equipe do MetSul.

A Defesa Civil de Santa Catarina também tratou da situação na previsão do tempo para os próximos 5 dias, publicada nesta quinta-feira, 8: “entre a madrugada e a manhã de domingo (11), com a aproximação de uma frente fria, o tempo volta a ficar instável em áreas próximas à divisa com o RS. No decorrer do dia, as chuvas se espalham para as demais regiões de SC e as temperaturas se elevam menos em comparação ao dia anterior. Na segunda-feira (12), o tempo continua instável e as chuvas ganham força entre o Meio-Oeste, planaltos e a faixa litorânea”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você