O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) solicita que os moradores de Penha – que ainda não responderem ao questionário do Censo Demográfico 2022 – para que liguem ao número 137, o Disque-Censo, e participem da pesquisa de atualização da população nacional. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular, todo os dias da semana, das 8h às 21h30.
“Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território de Penha e auxiliando que nossa cidade não perca percentuais de repasses financeiros da União – uma vez que ele é calculado com base na população”, solicita o prefeito Aquiles da Costa.
Ao receber a ligação, os atendentes do IBGE pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação. “Solicitamos a adesão da população ainda não recenseada”, pediu Aquiles.
Dados do IBGE, conforme estimativa publicada no ano passado, apontam que Penha possui pouco mais de 34 mil habitantes. “Mas, sabemos que nossa população já superou a casa dos 40 mil moradores – sendo que na alta temporada, com a ocupação dos imóveis de veraneio – nossa população facilmente alcança 120 mil pessoas. Para atender a todos, precisamos ter precisão dos dados e garantir o aporte de recursos federais correto”, finaliza o prefeito.
Em comparação com os dados de 2021 – aferidos com passe em fórmulas de estimativa populacional do IBGE – os números da cidade sofreram um decréscimo de 1,83%. Em 2021, Penha tinha atribuída uma população de 34.022 habitantes. Até o momento, 96,2% da cidade foi recenseada.