23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Maio Laranja revela 27 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Balneário Piçarras

Os números fazem parte apresentados estão em seis investigações na Polícia Civil de Balneário Piçarras e outros 21 casos relatados à equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência

Será instalada na Unidade Judicial de Penha
Ouça a Matéria

Um total de 27 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram contabilizados em Balneário Piçarras somente nos cinco primeiros meses deste ano. Os casos vieram à tona durante a campanha ‘Maio Laranja’ – que tem por foco combater o abuso e exploração, fortalecendo os canais de denúncia e serviços de apoio disponíveis em caso de necessidade. O município agora prepara a implantação do Protocolo Integrado De Atendimento às Crianças e Adolescentes.

“Todas essas denúncias estão sendo qualificadas pela equipe da Secretaria e irão avançar legalmente em prol da proteção de cada menor”

Os números fazem parte apresentados estão em seis investigações na Polícia Civil de Balneário Piçarras e outros 21 casos relatados à equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência (Creas) durante as palestras realizadas nas escolas do município, mês passado. “Todas essas denúncias estão sendo qualificadas pela equipe da Secretaria e irão avançar legalmente em prol da proteção de cada menor”, afirma o secretário da pasta, Dorval Vieira.  As denúncias, registradas por técnicos do Creas foram recebidas de maneira espontânea.

Os relatos estão em processo de análise pelo serviço de Proteção Social Especial, para que as medidas cabíveis possam ser aplicadas. O trabalho de conscientização do Maio Laranja vai ao encontro do trabalho de implantação do Protocolo Integrado De Atendimento às Crianças e Adolescentes. Os profissionais destas equipes estão passando por um treinamento de escuta especializada, que inclui atividade em acolhimento, escuta livre, garantia do direito à informação e necessidade de cuidados imediatos.

“A gente está implementando o Protocolo Integrado de Atendimento através da escuta especializada. Esse é um investimento que o município está fazendo, para capacitar nossa rede assistência social que está atuando nessa promoção. O próximo passo agora está em existir as denúncias e o que nós vamos fazer. Então, nós temos profissionais que estão se capacitando, que estão se formando através da escuta especializada para justamente dar esse apoio e esse suporte”, detalha Dorval.

“A proteção social especial organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que têm por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e a proteção de famílias e indivíduos em situações de risco pessoal e social, pela violação de direitos”, reforça o secretário. Em 2022, conforme dados da Polícia Civil, foram registradas 18 denúncias na cidade.

Em caso de queixa ou suspeita, não se cale e denuncie. Os principais canais de denúncia são disque 100, 180, 181 da Polícia Civil ou 190 da Polícia Militar.

MAIO LARANJA

A campanha do Maio Laranja visa alertar e combater o abuso e exploração de crianças e adolescentes, além de divulgar ações, canais de denúncia e serviços disponíveis em caso de necessidade. Dentre as ações promovidas estão blitz educativas, apresentações alusivas nas escolas e um workshop promovido na Câmara Municipal.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você