19.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Mais de 200 estrelas cadentes cortam o céu do Planalto Norte catarinense

Jocimar é membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) ecompilou as imagens flagradas entre 18h30 de sábado (11) e 6h30 de domingo (12

Jocimar Justino / Bramon
Ouça a Matéria

A Estação de Monitoramento da cidade de Monte Castelo, no planalto Norte de Santa Catarina, registrou neste sábado e domingo (10 e 11) mais de 200 meteoros rasgando o céu. Cinco modernas câmeras, de alta sensibilidade, flagraram as estrelas cadentes.


“A princípio foram meteoros do tipo mais comum, ou seja, não foram classificados como bólidos ou fireballs (bolas de fogo) que são meteoros que causam um grande clarão no céu”, disse o astrônomo amador Jocimar Justino, à jornalista Caroline Borges, do G1 SC.

Jocimar é membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) ecompilou as imagens flagradas entre 18h30 de sábado (11) e 6h30 de domingo (12). O astrônomo amador compartilhou as imagens em suas redes sociais.

“Algumas das nossas estrelas cadente” preferidas traçaram uma trajetória longa antes de desaparecer na escuridão da noite. Um espetáculo da natureza que nos lembra o quanto nosso universo é misterioso e magnífico”, enalteceu ele.

Ele definiu o espetáculo como “único” e que somente a astronomia proporciona: “a astronomia nos oferece a oportunidade de presenciar momentos únicos, e nós tivemos a honra de registrar este evento para compartilhar com todos vocês”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você