19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Navegantes apresenta projeto de alargamento da faixa de areia da Praia de Gravatá

O documento prevê um investimento de cerca de R$ 29 milhões para a execução da recuperação, que ainda não tem uma data oficial para começar

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Navegantes apresentou na noite do último dia 18, na Associação Empresarial de Navegantes (ACIN), o projeto de engordamento da faixa de areia da Praia do Gravatá. As obras – ainda sem data para iniciarem – ocorrerão numa extensão de aproximadamente 2,3 quilômetros, entre o Molhe do Rio Gravatá e a foz do Ribeirão das Pedras. A previsão é para que a faixa de areia tenha cerca de 70 metros.

LEIA: Prefeitura de Balneário Piçarras lança edital para quarta obra de alargamento da praia

“A execução do alargamento é uma obra aguardada por muitos anos pela população de Navegantes, seja para amenizar os impactos e prejuízos causados pelas ressacas, garantir a recuperação desse ambiente degradado, bem como para possibilitar o reaparecimento da faixa praial comprometida nesse trecho da orla”, destaca o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos.


O projeto apresentado foi elaborado pela empresa Prosul, contratada por meio de licitação feita pela Prefeitura de Navegantes. O documento prevê um investimento de cerca de R$ 29 milhões para a execução da recuperação. A areia que servirá para o alargamento da praia está em uma jazida localizada a 12 km de distância da área do projeto, num local com lâmina d’água de aproximadamente 23 metros e possui área total de 332.707 m².

De acordo com o estudo ambiental, será possível acomodar em torno de 27 mil pessoas simultaneamente na faixa de areia da praia após a conclusão do alargamento. Com o estudo finalizado, a próxima fase do projeto envolve dar continuidade aos trâmites legais, incluindo a emissão das licenças ambientais, e a captação de recursos. Portanto, ainda não há uma previsão do início dos trabalhos para realização da obra.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você