23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Nova ponte sobre o Rio Iriri e sistema binário custarão R$ 13 milhões

“Os valores já têm a sinalização positiva de repasses, por meio do deputado federal, Carlos Chiodini”

Foto, Aleson Padilha
Ouça a Matéria

R$ 13 milhões. Esse é o valor previsto para construção da nova ponte sobre o Rio Iriri e implantação do sistema binário na região da Praia Alegre (entre as Avenidas Nereu Ramos e Ivo Silveira), em Penha. O número foi revelado pela Prefeitura de Penha nesta terça-feira, 1º de agosto, com o recebimento o projeto da equipe de engenharia e arquitetura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

“Os valores já têm a sinalização positiva de repasses, por meio do deputado federal, Carlos Chiodini. Ele recebeu o projeto conosco e têm acompanhado todo o processo. Agora, partimos em busca dos recursos para dar continuidade em mais um sonho do nosso governo”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa (MDB). Na semana passada, o parlamentar federal esteve em Penha, conheceu o projeto e sinalizou positivamente para um apoio.

“Com alguns ajustes viários, adequaremos o fluxo de veículos” (FOTO, ALESON PADILHA)

“Agora, partimos em busca dos recursos para dar continuidade em mais um sonho do nosso governo”

AQUILES DA COSTA (MDB)
FOTO, ALESON PADILHA

“Conhecendo o projeto da nova ponte do Iriri, que vai criar um binário na região, é uma obra importantíssima para cidade e fica o meu compromisso de ir com o prefeito Aquiles, e as lideranças aqui do município, para uma audiência com o ministro da cidade Jader Filho e batalhar para a gente conseguir um valor expressivo pra construção dessa obra”, adiantou Carlos Chiodini.

O projeto executivo elaborado pela AMFRI contempla estudos geométricos, de terraplanagem, de tráfego, drenagem e sinalização. A ponte projetada foi a estaiada, com 40 metros de comprimento, e se caracteriza em ser suspensa por cabos e aços erguidos, fixos em hastes centrais de concreto. “A ponte, além de dar uma fluidez no trânsito e de melhorar a mobilidade, sobretudo na alta temporada, será um cartão-postal devido a beleza e imponência dela”, ressalta Aquiles.

Pelo projeto, a nova ponte será construída ao lado da atual estrutura, em uma conexão viária direta com a Avenida Ivo Silveira, a beira mar da Praia Alegre. Assim que a nova ponte for construída, o Governo Municipal avançará na substituição da atual estrutura, construída entre os anos de 1967 e 1968 – por meio de convênio firmado com o Governo do Estado – na gestão do então prefeito Henrique de Assis. À época, a ponte teve um custo de 25 mil cruzeiros novos.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você