23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Nova ponte sobre o Rio Itajuba será asfaltada nesta quarta-feira (31)

Por conta da obra, trânsito de veículos sobre o pontilhão de madeira será interrompido por 24h

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Barra Velha inicia nesta quarta-feira, 31, a pavimentação da nova ponte sobre o Rio Itajuba. Por conta disso, o trânsito de automóveis será interditado a partir das 7h na ponte de madeira – construída como rota alternativa para mobilidade do bairro.

Ciclistas e motociclistas poderão realizar a travessia – Foto, Prefeitura de Barra Velha

“A suspensão é temporária, 24 horas, e todo trânsito na região será desviado pela BR 101, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via”, pontua nota oficial do Governo. Bicicletas e motocicletas podem passar.

A Prefeitura informou ainda que o trânsito sobre a nova estrutura será liberado após o término do processo de pavimentação das cabeiras, da ponte e pinturas de sinalização viária.  “As obras seguem na etapa final do aterro das cabeceiras da ponte de Itajuba. Se o tempo permitir, em breve começa a pavimentação asfáltica, para o término da tão importante e esperada obra”, afirmou o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL), em recente postagem.

Construção da ponte entra na fase de conclusão – Foto, Prefeitura de Barra Velha

Douglas acrescentou que, além da ponte, seu entorno receberá “um do complexo pesqueiro da localidade, onde vai ter o mercado do Peixe, ciclovias, passarelas para pedestres, iluminação e mirantes. Vai ser revitalizado todo local.”

NOVA EMPRESA

Uma nova empresa foi contratada para concluir a construção da obra da ponte sobre o Rio Itajuba, em Barra Velha. O contrato foi formalizado no último dia 5, com a J.A.S Construtora – após a empreiteira inicialmente contratada desistir dos trabalhos.

Segundo a Prefeitura, a que desistiu “já vinha sinalizando que estava com problemas financeiros, até que a obra ficou mais lenta que o previsto e o aditivo de prazo realizado não foi o suficiente para que a empresa conseguisse finalizar a obra. O contrato acabou por finalizar, em virtude do lapso temporal, sem que a obra estivesse pronta. Em decorrência do término do contrato, sem a finalização da obra, houve a contratação da segunda colocada para a execução do remanescente da obra, por meio de dispensa de licitação”.

A nova ponte terá 32 metros de comprimento e 18 de largura – comportando a pista de rolamento com 9 metros de largura, uma ciclovia com 2,4 metros de largura e dois passeios laterais de 2,4 metros de largura.

Arthur Fagundes faleceu em 2008 – Foto, Arquivo JC

PONTE SERÁ BATIZADA

Tramita na Câmara de Vereadores de Barra Velha projeto de lei que denomina a nova estrutura de Ponte Vice-prefeito Arthur Fagundes. “Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um grande cidadão e político barravelhense, que por muitos anos serviu à coletividade do município, em especial ao bairro de Itajuba, tendo ocupado os cargos de Vice-Prefeito e Prefeito em exercício no quadriênio de 1993-1996. Foi uma pessoa do bem, de conduta exemplar, merecedora da justa homenagem que com esta denominação os Poderes executivo e Legislativo prestam à sua memória”, disse Douglas, na mensagem explicativa do projeto.

O projeto atende indicação feita pelo vereador Levi João Freitas (Republicanos) – com assinatura de todos os demais – em que solicitou ao prefeito o envio do projeto “como tributo de justa homenagem”. Arthur Fagundes morreu em 2 de janeiro de 2008.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você