O júri internacional do programa Bandeira Azul não aprovou as três praias de Penha para receberem a certificação – balneários que haviam sido pré-aprovados pelo comitê nacional da certificação de qualidade ambiental e de infraestrutura. Com a decisão, publicada nesta terça-feira, 26, as praias Grande, Saudade e Bacia da Vovó não poderão hastear a bandeira durante a temporada de verão 2023/2024.
LEIA: Balneário Piçarras conquista a Bandeira Azul para toda orla norte
Ao Jornal do Comércio, o Bandeira Azul Brasil afirmou que “o motivo das praias mencionadas não serem aprovadas nesta temporada foi a falta de documentação. Para hastear a Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser cumpridos e comprovados. Neste ano, faltaram documentos que comprovem o compromisso com os critérios Bandeira Azul das três praias mencionadas”.
“Para hastear a Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser cumpridos e comprovados. Neste ano, faltaram documentos que comprovem o compromisso com os critérios Bandeira Azul das três praias mencionadas”
Em troca de e-mails, a reportagem ainda questionou sobre quais seriam as documentações faltantes, porém, a equipe de comunicação do Bandeira Azul pontou que “infelizmente não podemos detalhar. Foi um conjunto de problemas na documentação”. A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Penha foi procurada às 10h33 para manifestar posição sobre a decisão do júri internacional do Bandeira Azul. Até o momento, não houve posicionamento.
A Praia Grande caminharia para sua quarta certificação, após hastear a azulada nas temporadas de 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023. A Bacia da Vovó ostentou a certificação em 2021/2022 e 2022/2023 e a Praia da Saudade em 2021/2022 – na última temporada, por conta de uma ressaca na véspera do hasteamento, a destruição de parte do calçadão impediu que esse trecho fosse certificado.
O PROGRAMA BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.
Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.
[…] LEIA: Penha perde suas três certificações dentro do programa Bandeira Azul […]
[…] LEIA: Penha perde suas três certificações dentro do programa Bandeira Azul […]