O júri internacional do programa Bandeira Azul divulgou nesta terça-feira, 26, o resultado oficial das praias e marinas que poderão ostentar a cobiçada certificação durante a temporada 2023/2024. Além de obter a renovação pela sexta vez do habitual trecho, Balneário Piçarras também vai poder erguer a bandeira na Praia da Ponta do Jacques – totalizando um trecho certificado de 4.425 metros.
LEIA: Parque Linear: “Projeto fantástico e que vai levar mais qualidade de vida para o Itacolomi”
Esse segundo trecho está situado entre a rua 3.750 até a divisa com Barra Velha, no bairro Itacolomi. Ao Sul, a Bandeira Azul confirma a qualidade ambiental e de infraestrutura da Rua 3.750 até o Molhe Norte, na descida da Avenida Getúlio Vargas. A presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras, Liara Rotta Padilha, definiu a conquista como a união de esforços administrativos em prol do meio ambiente.
“Nós ficamos muito felizes. É realmente o resultado de um trabalho de várias mãos. A equipe do IMP, com o apoio da Secretaria de Turismo d do próprio gabinete do prefeito – sempre muito preocupado com essa questão do Bandeira Azul, justamente por ser um grande diferencial da nossa região. A gente tem o potencial de ter a praia inteira certificada pelo Bandeira Azul. Nós conseguimos a ampliação desse trecho, então, praticamente dobramos o trecho de orla com a certificação, agora com 4.425 metros”, comemorou.
“A gente tem o potencial de ter a praia inteira certificada pelo Bandeira Azul. Nós conseguimos a ampliação desse trecho, então, praticamente dobramos o trecho de orla com a certificação, agora com 4.425 metros”
LIARA ROTTA PADILHA
PRESIDENTE DO IMP
A presidente também confirmou que o Governo trabalha para certificar o último trecho faltante: da Barra Sul à Molhe Norte. “Já protocolamos o projeto piloto para área central da orla. Vamos fazer as análises de qualidade da água e positivando as análises, preenchendo os critérios, o nosso intuito é para que no ano que vem a gente tenha a praia inteira certificada”, encerrou.
Balneário Piçarras faz parte do seleto grupo de 31 praias e 11 marinas chancelados pelo Júri Internacional para hastearam a bandeira nesta temporada de verão. As bandeiras serão entregues em cerimônia que ocorre no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil inicia no primeiro dia de novembro.
LEIA: Penha perde suas três certificações dentro do programa Bandeira Azul
A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável. Entre as praias e marinas brasileiras aprovadas, destaca-se ainda Praia de Itá, localizada nas margens do reservatório de Itá, em Santa Catarina, que se torna a primeira praia fluvial certificada com a Bandeira Azul nas Américas. Este feito é um exemplo da diversidade das paisagens aquáticas do país.
O PROGRAMA BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.
LEIA: ANTAQ concede outorga para empresa avançar com processo do Porto Park Piçarras
Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.
[…] LEIA: Balneário Piçarras conquista a Bandeira Azul para toda orla norte […]