22.8 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Prefeitura de Balneário Piçarras implanta Programa de Cremação Social

São 20 cremações sociais gratuitas e mais 200 procedimentos com valor reduzido

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras assinou, no último dia 27, o termo de credenciamento com a empresa que irá realizar o serviço do Programa de Cremação Social. A empresa, Athenas Crematório, de Itajaí, foi habilitada no processo licitatório da municipalidade e prestará o serviço. São 20 cremações sociais – sem custos a famílias em situação de vulnerabilidade social – e mais 200 procedimentos com valor mais acessível de R$ 2 mil.

Programa vai ao encontro do espaço limitado do atual Cemitério

Segundo o termo de referência que norteou o credenciamento, “a Cremação Social tem por finalidade conceder gratuidade dos serviços de cremação de corpos humanos aos munícipes que não tenham condições de arcar com as respectivas despesas”. O serviço é destinado à pessoa que tiver doado, por si ou por seus familiares ou responsáveis, seus órgãos corporais para fins de transplante médico.

Paralelo às 20 cremações sociais, a empresa também deverá fornecer o estimativo máximo de 200 serviços de cremação individual e acondicionamento das cinzas em urna padrão, ao valor máximo de R$ 2.000,00 – cobrados da família ou responsáveis. Segundo nota oficial do Governo, “a cremação individual tem por finalidade conceder o serviço de cremação aos moradores por um valor mais acessível”.

O espaço limitado do Cemitério Jardim Municipal de Balneário Piçarras motivou o Governo Municipal a construir um ossuário e incentivar a cremação, prevendo-a no credenciamento. O ossuário está em fase final de construção, em projeto incluso na revitalização completa do campo-santo.

Ossuário está em fase de implantação no cemitério municipal

No início do ano, a Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou por unanimidade o projeto de lei que regulamentou o Programa de Cremação Social – resultando na Lei Ordinária 930/2023, sancionada em 9 de fevereiro, pelo prefeito Tiago Baltt (MDB).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você