A cidade de São João do Itaperiú estima que o setor agrícola tenha sofrido um prejuízo financeiro na ordem de R$ 10 milhões após a microexplosão de domingo, 26, e que resultou em ventos na casa de 108km/h. O governador, Jorginho Mello (PL), esteve na cidade nesta segunda-feira, 28, e prometeu buscar apoio junto ao Governo Federal na tentativa de uma linha de crédito de apoio aos agricultores.
“Estou indo para Brasília (nesta terça-feira, 28), tratar com a presidente do Banco do Brasil e o ministro da agricultura, para ver se a gente consegue alguma linha de crédito especial para as pessoas que perderam a produção de banana, toda produção, enfim”, disse ele em coletiva de imprensa, almejando os valores e prazos de pagamento com tempo mais dilatado. Ele também aguarda os relatórios finais da municipalidade para solicitar aporte financeiro à cidade.
“Com essa documentação (relatório final dos prejuízos), a gente vai pedir à Brasília que recupere as obras públicas, isso precisa ficar bem claro”, disse Jorginho após sobrevoar a cidade na companhia do prefeito Clézio Fortunato. Cerca de 70 famílias de agricultores foram diretamente atingidas. Um laudo está sendo feito pela Epagri e deverá reforçar a solicitação de Jorginho.
Já o levantamento das demais residências ou comércios está sendo feito pela Defesa Civil MiCaso o morador atingido ainda não tenha recebido uma visita oficial, deve solicitar através do contato (47) 99782-0010. Nesta segunda-feira, 27, Clézio também decretou situação de emergência na cidade, documento que tem validade de 30 dias.