18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Previsão aponta para retorno de temporais para os dias 23 a 28

Ouça a Matéria

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o retorno das chuvas em todo o estado a partir desta terça-feira, 24 – com período de alerta até sábado, 28, com possibilidade de temporais, chuva intensa e volumosa, temporais e granizo. A previsão aponta para dois acontecimentos meteorológicos neste curto espaço de tempo.

Período mais preocupante é entre os dias 27 e 28 – Foto, FreePik.com

“Entre a segunda, 23, e a quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no estado, principalmente ao longo da terça-feira, 25, em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte”, cita a previsão da Defesa Civil.

No final da semana, uma frente fria e um ciclone extratropical geram maior preocupação. “Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo”, acrescenta o órgão.

Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

período de sexta, 27, a sábado, 28, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Na sexta e sábado, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.     

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Entre a segunda-feira, 23, e quinta-feira, 26, o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte são áreas em destaque, que apresentam risco para alagamentos.

No período de sexta-feira, 27, a sábado, 28, o risco é ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você