23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Previsão de chuva: Penha forma Comitê de Crise para possíveis emergências

Foto, Felipe Franco
Ouça a Matéria

O Governo Municipal de Penha formou nesta quarta-feira, 4, o Gabinete de Crise para gerenciar as possíveis emergências que possam surgir nos próximos dias em decorrência da previsão de altos volumes de chuva até domingo, 8.

“Para dar a resposta no menor tempo possível. Vamos nos manter atentos e se for necessário, vamos entrar em ação o mais rápido possível”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa (MDB), durante reunião com secretariado e grupamentos de resgate.

“Vem muita chuva por aí”

CAPITÃO MANOEL
FOTO, FELIPE FRANCO / JC

Se necessário, o Abrigo Emergencial será aberto no Ginásio Sebastião João de Souza será aberto – assim como também já há encaminhamentos para a contratação de maquinário pesado para ações emergenciais em caso de alagamentos. O setor de Obras está em alerta.

O capitão do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC), Rafael Manoel José, sugeriu ao Governo Municipal já “prever o acionamento de emergência. Vem muita chuva por aí”. O Corpo de Bombeiros Voluntários também em vigilância.

A partir de hoje, 4, reuniões diárias – além do monitoramento em tempo real pelas câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) – do Comitê de Crise acontecerão no gabinete.

Governo de Penha estima 50mm de chuva nas últimas 12h – Foto, Felipe Franco / JC

Em casos de emergência, a solicitação por apoio dever ser canalizada pelo telefone dos Bombeiros Militares (193) ou dos Voluntários (WhatsApp 3345.1001). “Por enquanto, não temos pontos de alagamentos registrados”, pontuou Aquiles.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, em nota emitida às 12h desta quarta-feira e assinada pela meteorologista Nicolle Reis e o meteorologista chefe, Felipe Theodorovitz, o cenário de atenção persiste nas próximas horas.

“Nas próximas horas a chuva segue ocorrendo de maneira persistente com fraca intensidade porém, em alguns momentos, vêm com moderada a forte intensidade, principalmente entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e o Litoral”, confirma a nota.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você