19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Transporte público coletivo interbairros de Balneário Piçarras será gratuito até dia 31 de julho

“Nós vamos aplicar a gratuidade até 31 de julho. Então, a partir de 1º de agosto vai ser decretada a fixação da tarifa dos ônibus”

Ouça a Matéria

O transporte público coletivo interbairros de Balneário Piçarras começou a operar na última quarta-feira, 21. As quatro linhas criadas já percorrem a zona urbana e parte da rural, com veículos circulando de segunda-feira à sábado – gratuitamente até dia 31 de julho.

A gratuidade foi definida para que a Secretaria de Planejamento (Seplan) conclua o estudo com base na tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no fluxo de passageiros que vão utilizar o sistema.  A cobrança dia 1º de agosto e o sistema será por meio de bilhetagem eletrônica.


“Nós vamos aplicar a gratuidade até 31 de julho. Então, a partir de 1º de agosto vai ser decretada a fixação da tarifa dos ônibus. Vai ser estipulado por decreto – salvo, daí a gratuidade aos protegidos por Lei”, explica o secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto.  

A prefeitura disponibilizou para a BRT Piçarras, empresa que irá administrar o serviço, um local dentro na sede do Governo Municipal (Avenida Emanoel Pinto, nº 1655, Centro). A empresa vai estruturar o local para fazer a venda e carregamento dos cartões da bilhetagem eletrônica. Em julho, BRT Piçarras vai divulgar o sistema de cartões de passagens e explicar à população como efetuar corretamente as recargas e como utilizá-las dentro dos ônibus.

Os veículos do interbairros, que podem ser ônibus ou micro-ônibus, não devem ter idade média superior a 10 anos de fabricação e terão sistema de GPS para rastreamento, além de câmeras de segurança, sistema wi-fi gratuito e ar-condicionado.

O serviço será executado pela BRT Curitiba Transportes Coletivos (BRT Piçarras). A empresa venceu o certame no valor de R$ 1.518.372,60, após a primeira colocada ser desclassificada por descumprimentos de alguns requisitos do edital. O início dos serviços também cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Estado (MPSC) e a Prefeitura, em setembro passado – com prazo até 1º de julho.

PONTOS DE ÔNIBUS

A Seplan está com licitação para construção de cerca de 90 pontos de ônibus na cidade. Os técnicos da secretaria estão fazendo o levantamento dos locais com maior fluxo de passageiros. Com isso, prefeitura e empresa poderão determinar com precisão os locais que receberão os novos pontos de ônibus. Até lá, quem precisar embarcar, poderá fazer sinal com a mão que os motoristas estão orientados a parar, mesmo em locais sem pontos de ônibus.

DEZ PONTOS DE ÔNIBUS SÃO REMOVIDOS PARA REFORMA E RESTAURAÇÃO

Em continuidade à implantação do sistema de transporte coletivo interbairros no município de Balneário Piçarras, na manhã desta quarta-feira, 21, foram retirados 10 pontos de ônibus que serão substituídos por novas estruturas. Os pontos que serão remodelados e instalados em locais que serão definidos conforme a demanda dos usuários do transporte público.

Nas avenidas principais serão instalados novos modelos de ponto de ônibus: um foi instalado na Avenida Nereu Ramos e outro na Avenida. Emanuel Pinto. Nas vias secundárias, a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) vai instalar os modelos tradicionais. A previsão da Seplan é instalar 90 pontos em todos os bairros da cidade. 

“Após a reforma dos pontos, alinhado com a demanda do transporte coletivo, serão instalados nos novos pontos nas ruas principais e nas secundárias”, adiantou o secretário de Planejamento Urbano, Rodrigo Morimoto.

Pela primeira vez, Balneário Piçarras terá ônibus interligando todos os bairros e localidades do município.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você