14.5 C
Piçarras
domingo 26 de maio de 2024


Um milhão de litros: Estado inaugura novos reservatórios de água em Barra Velha

“Sem água, um município turístico como Barra Velha não tem condições”, afirmou o governador, Jorginho Mello

Foto, Eduardo Valente, SECOM
Ouça a Matéria

O Governo do Estado oficializou na tarde desta terça-feira, 27, o término da obra de implantação dos quatro reservatórios de aço inoxidável com capacidade para 250 mil litros cada – totalizando mais um milhão de litros de água tratada no sistema de reservação de Barra Velha. O governador, Jorginho Mello (PL), este na cidade para comandar o ato, resultante de investimentos na ordem de R$ 6,8 milhões.

“Sem água, um município turístico como Barra Velha não tem condições”, afirmou o governador. “Então esse investimento vai ao encontro do que o prefeito deseja e a Casan tem feito esse trabalho por todo o estado de Santa Catarina, para que a gente consiga melhorar a água e também o esgotamento sanitário. Isso é muito importante, ainda mais numa cidade praiana”, disse o governador. Os tanques estão instalados no Morro das Antenas.

“Nós estamos mudando a cara de Barra Velha, preparando ela para o futuro”

DOUGLAS DA COSTA (PL), PREFEITO
FOTO, EDUARDO VALENTE, SECOM

A nova reserva inaugurada traz mais segurança hídrica para situações de manutenção de rede e também nos dias de grande consumo na alta temporada, quando a população da cidade salta dos 45 mil para até 110 mil moradores. “Nós estamos mudando a cara de Barra Velha, preparando ela para o futuro […] É um orgulho receber na nossa cidade o governador Jorginho Mello e ver como estamos sendo bem atendidos pela Casan”, disse o prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa (PL).

Para o presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha (Fumtec), além de elevar a segurança hídrica no momento de maior fluxo de pessoas na cidade, os investimentos do estado vão ao encontro da crescente barra-velhense: “hoje é um dia muito importante! Com o Governador Jorginho estamos trabalhando todos os dias para Planejar Barra Velha para os próximos 30 anos. Entregamos os reservatórios de água com capacidade de 1 milhão de litros. O resultado de hoje mostra o trabalho sério e responsável que é sempre necessário realizar. Parabéns, Barra Velha”.

RESERVATÓRIO DE ITAJUBA

Também está previsto para setembro de 2023 um novo reservatório para o município. Ele atenderá 17 mil moradores no bairro Itajuba, local de uma das principais praias turísticas da cidade. O novo reservatório será feito de aço vitrificado e terá capacidade para 1,5 milhão de litros.

“A opção da Companhia foi ampliar as reservas, para minimizar os efeitos da escassez de água”, explicou o diretor-presidente da Casan, Laudelino Bastos. “Estamos com um projeto de implantação de quase 90 unidades de reservação pelo estado, para colocar mais 38 milhões de litros. Aqui em Barra Velha, ao expandir as reservas para 5,5 milhões de litros de água até o fim do ano, vamos colocar a quantidade de água que é necessária para o período de Verão”, encerrou.

Ainda no Bairro Itajuba, a Casan executa obras de ampliação para interligar o novo reservatório ao sistema de abastecimento. No momento, 5 quilômetros de novas redes estão sendo assentados, com contrato assinado para uma segunda etapa de redes.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você