18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Governador acompanha em Itajaí o programa de construção de fragatas para a Marinha

Ouça a Matéria

Em visita ao Estaleiro Brasil Sul, da Thyssenkrup, em Itajaí, o governador Jorginho Mello (PL) acompanhou nesta segunda-feira, 22, o Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré – que consiste na construção de navios de guerra para renovação da esquadra da Marinha Brasileira. Trata-se de um programa que destaca o estado de Santa Catarina, tendo a construção de quatro navios que serão utilizados na frota da Marinha.

“A minha visita aqui é para mostrar a parceria do governo do Estado com todas as causas de Santa Catarina. É um orgulho para Itajaí, para o nosso estado e para o Brasil por estar conseguindo reforçar nossa marinha brasileira com uma mão de obra qualificada. Tenho certeza de que esses navios irão auxiliar toda a nossa nação”, disse o governador Jorginho Mello.

“É um orgulho para Itajaí, para o nosso estado e para o Brasil por estar conseguindo reforçar nossa marinha brasileira com uma mão de obra qualificada”

JORGINHO MELLO
RICARDO TRICA / SECOM SC

O programa consiste em lançar quatro novos navios-escoltas, sendo Jerônimo de Alburquerque, como foi batizada a fragata que está sendo construída, a segunda a ter sua fabricação iniciada. A construção destas quatro embarcações em solo catarinense demonstra a importância do setor portuário de Santa Catarina, que tem o reconhecimento e a confiança da Marinha do Brasil.

O lançamento da Fragata Tamandaré está estimado para agosto de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil no final de 2025. Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o Programa Fragatas Classe Tamandaré é um projeto naval desenvolvido no país, prevendo a construção, em território nacional, de quatro navios de guerra.

“São mais de 10 bilhões de reais de investimentos em Santa Catarina”, informou o capitão de mar e guerra, Rodrigo Santa Rita, comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina. “Serão quatro fragatas, das mais modernas do mundo, com alto nível de tecnologia, transferência de tecnologia e conteúdo nacional. Poucas pessoas conhecem esse programa e nossa vinda à Assembleia é justamente para mostrar para o cidadão catarinense a relevância desse programa”, acrescentou.

As embarcações devem atingir capacidade operacional para proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras, gerando transferência de tecnologia e licença perpétua, e promover a indústria local e a Construção Naval no país. A Marinha do Brasil prevê que o Programa, como um todo, possa gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

SOBRE A ÁGUAS AZUIS
A Águas Azuis é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida entre a Thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer Defesa & Segurança e a Atech para a execução do Programa Fragatas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil. A Thyssenkrupp Marine Systems está fornecendo a tecnologia naval de sua plataforma de construção de navios de defesa da Classe MEKO, já utilizada em mais de 80 embarcações em operação em Marinhas de 16 países, entre eles Portugal, Grécia, Austrália, Argentina e Argélia.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você