22.1 C
Piçarras
domingo 5 de maio de 2024


IMP espera ter Plano de Manejo do Parque Natural em até dois meses

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) espera finalizar em até dois meses a revisão para apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Rio Piçarras. O documento, que vem sendo lapidado desde junho de 2021, necessitou de estudos complementares por conta da mancha inundável do local – uma vez que a área de preservação é cercada pelo Rio Piçarras.

“Está em fase final de revisão do Plano de Manejo pelo Professor Ademir Reis. Estimo aproximadamente uns 2 meses para aprovação, visto que temos que aguardar a manifestação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) ainda”, afirma o presidente do IMP, Rafael Chaves. Assim que esse processo for finalizado, o documento deverá ser apresentado em audiência pública.

O IMP já possui R$ 1 milhão no Fundo do Meio Ambiente para iniciar as primeiras ações no Parque

Em agosto de 2020, o IMP recebeu da SPU a cessão de uso gratuito da área, para num prazo de 3 anos idealizar parque efetivamente – que resultará na outorga da área ao município pelo prazo de 20 anos, com possibilidade de prorrogação. O prazo de 36 meses foi estipulado pela SPU e findou em agosto passado. Em maio, o prefeito Tiago Baltt esteve na SPU e iniciou as tratativas de prorrogação do prazo.

O Plano deve permitir a implantação de trilhas, mirante, bancos, iluminação noturna e pontos de alimentação – para os quais o IMP já possuí valor milionário para execução. O IMP já possui R$ 1 milhão no Fundo do Meio Ambiente para iniciar as primeiras ações no Parque – que tem seu acesso principal para o parque será pela Rua 5591 (Capivara), atrás do Museu Oceanográfico Univali, no bairro Santo Antônio.

Para incrementar os 747 mil metros quadrados do Parque, o IMP protocolizou novo pedido de cessão de área paralela à mata preservada.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você