23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Penha será inaugurada dia 13

Ouça a Matéria

Na próxima quinta-feira, 13, às 15h30, a concessionária Águas de Penha inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Gravatá – a primeira do município. A estação terá capacidade para tratar o esgoto de 1.298 residências, mas neste primeiro momento, nem todos os imóveis estão autorizados à se conectar à rede coletora, que ainda está em fase de implantação.

Em nota, Prefeitura e Águas de Penha citam que “a ligação dos imóveis à rede coletora deve ser feita de forma gradual e com autorização da concessionária; Nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata; Aguarde o comunicado oficial da concessionária para agendar a ligação do seu imóvel à rede coletora”.

“Nosso objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em Penha, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, destaca a presidente da concessionaria, Reginalva Mureb. Nesta primeira etapa, além da ETE, a empresa atua na implantação de 16.600 metros de rede coletora, que levarão os dejetos até a ETE.

Segundo a Águas de Penha, a estação possui alta tecnologia e “utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado poderá ser devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambiente”.

Para o prefeito Aquiles da Costa (MDB), a ETE é resultado de muita luta e de uma soma de esforços. “Saneamento básico representa saúde pública, balneabilidade nas nossas praias, valorização imobiliária, qualidade de vida. Estamos muito felizes em dar mais um passo rumo ao desenvolvimento da nossa amada Penha”, avalia.

“Investir em saneamento básico é investir em saúde pública. O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Sem saneamento, o desenvolvimento do município é comprometido, impactando a saúde pública e o meio ambiente”, finalia Reginalva.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você