A recente concessão do Ministério dos Portos e Aeroportos à empresa Flomar Transportes Aquaviários para explorar e avançar com a implantação da Instalação Portuária de Turismo (IPTur), em Balneário Piçarras, deve aquecer o crescente mercado imobiliário local. A construção civil vertical piçarrense também vem avançando para construções de apartamento na escala do alto padrão.
LEIA
Ministério dos Portos autoriza empresa a desenvolver projeto do Porto Park Piçarras
“A liberação do Ministério dos Portos para a implantação do Porto Park Piçarras traz para a realidade um projeto que vai mudar a cara de Balneário Piçarras. Com a implantação do Píer, espera-se um aumento no fluxo de turistas e veranistas, e um interesse ainda maior dos investidores no mercado imobiliário local. A economia local também será impactada, e a tendência é de forte crescimento e valorização no mercado imobiliário de Balneário Piçarras”, analisa o especialista em mercado imobiliário, Ricardo Cubas.
“A liberação do Ministério dos Portos para a implantação do Porto Park Piçarras traz para a realidade um projeto que vai mudar a cara de Balneário Piçarras”
RICARDO CUVAS
FOTO, ARKTEMÁTICA
Conforme o documento do Ministério dos Portos e Aeroportos, a Flomar a empresa pode avançar no projeto e consolidar o IPTur, na ponta do Molhe Turístico Joaquim Pires, “para fins de movimentação de passageiros, tripulantes, de bagagens e de insumos de embarcação de turismo, destinado(s) ou provenientes de transporte aquaviário”. A empresa agora trabalha na concretização dos projetos arquitetônicos e na captação dos investidores.
Para Ricardo, “certamente, essa obra vai ser um gatilho para novos empreendimentos na cidade. Muitas oportunidades vão surgir a partir da implementação do Porto Park. Não só empreendimentos residenciais, mas também novas obras de infraestrutura turística, comerciais e de serviços, devem acelerar, criando um ciclo virtuoso. Impossível não fazer uma analogia com Balneário Camboriú. Estamos vivendo um momento único na história de Balneário Piçarras, e com a possibilidade de grandes ganhos para quem investir em imóveis nesse mercado, no início da sua curva de valorização”.
O Porto Park será um Complexo Turístico composto por atividades de entretenimento, gastronômicas, shows, comercio e movimentação de passageiros, tripulantes, bagagens e insumos de embarcações de turismo.
Na vertente civil, o momento ascendente vivido por Balneário Piçarras vem gerando maior confiança das grandes construtoras para avançar no patamar construtivo – fortalecendo o conceito ‘alto padrão’. “Com certeza. Balneário Piçarras está entrando em um novo patamar no mercado imobiliário de alto padrão. A cidade vem se destacando não apenas pela sua beleza natural e qualidade de vida, mas também pelo seu potencial de crescimento e desenvolvimento econômico. Esse cenário tem despertado o interesse como uma oportunidade única de investimento. A valorização dos imóveis de alto padrão em Balneário Piçarras tem sido notável, o que atrai tanto investidores quanto compradores em busca de qualidade de vida e infraestrutura”, avalia o diretor Comercial da Rôgga Empreendimentos, Thales Silva.
“Com certeza. Balneário Piçarras está entrando em um novo patamar no mercado imobiliário de alto padrão”
THALES SILVA
Já o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Vetter Empreendimentos, Pedro Sanches, reforça que “de fato, cada vez mais os imóveis entregues em Balneário Piçarras vêm evoluindo, tanto do ponto de vista do padrão quanto da qualidade, a própria concorrência acaba gerando esse efeito, onde o principal beneficiado é o cliente final. Grandes construtoras de fora do Estado estão prospectando terrenos e buscando oportunidades na cidade, devido ao grande potencial do município, demonstrando que ele já não é só conhecido somente na região e em Santa Catarina, e sim cada vez mais em outros estados e regiões do país”.
“Grandes construtoras de fora do Estado estão prospectando terrenos e buscando oportunidades na cidade, devido ao grande potencial do município”
PEDRO SANCHES
Conforme dados da Secretaria de Planejamento de Balneário Piçarras, nos últimos três anos foram autorizados para construção quase 1,3 milhão de metros quadrados. Foram exatos 1.285.912,85 metros quadrados: 433.320,48 em 2021, 457.254,15 em 2022 e 395.338,11 em 2023. Este ano, até o mês de março, 125.640,50 metros quadrados já haviam sido liberados.