O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura (CDMC) da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) elegeu sua nova diretoria. A presidente da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, Iria Quintino, foi eleita presidente do Colegiado, juntamente com a Presidente da Fundação Cultural de Camboriú, Vera Maria Roberto, eleita vice-presidente.
“Muito honrada em ser eleita presidente do colegiado que é muito atuante na região. Já temos aprovado o planejamento e as principais iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura ao longo de 2025, e buscaremos ainda mais fortalecer as políticas públicas e garantir maior acesso da população às expressões artísticas e culturais”, pontua a nova Presidente.
“O foco principal será integrar e promover ações que desenvolvam nossa cultura, através de capacitação aos novos gestores e conselheiros, trocas de experiências e dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo colegiado, o qual já é referência no estado”
Iria, que assume pela primeira vez como presidente do Colegiado, porém, estava no mandato anterior como vice, explica que “além de representar o Colegiado de Dirigentes da Cultura de nossa região em todas as esferas públicas e privadas, o foco principal será integrar e promover ações que desenvolva nossa cultura, através de capacitação aos novos gestores e conselheiros, trocas de experiências e dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo colegiado, o qual já é referência no estado”.
Com planos para o seu mandato, Iria aponta que “nossa região possui uma riqueza cultural e um potencial turístico imensurável, precisamos é unir cada vez mais os dois setores, para que juntos possamos promover mais ações integradas e com certeza colheremos um resultado de excelência”.
Entre as pautas discutidas antes da eleição, o grupo abordou o edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Mapa Cultural do CIM-AMFRI e demais assuntos para fortalecer a cultura nos municípios da AMFRI.