Os prefeitos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu se reuniram na segunda-feira, 13, para deliberar o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis). A previsão para o início dos projetos do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes é em dezembro deste ano, com o cronograma apontando para dezembro de 2027 como início das obras, que devem terminar em 2031.
A informação é do consultor técnico do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis), João Luiz Demantova. Sobre a funcionalidade do túnel, Demantova fala que “a seção transversal contempla três células segregadas, sendo que as duas externas possuem três faixas de tráfego cada – uma exclusiva para ônibus e uma central para pedestres e ciclistas”. O término da primeira concessão é em novembro de 2066.
O valor total de investimentos chega a US$ 188 milhões. Em outubro do ano passado, o governador Jorginho Mello (PL) assinou o protocolo de intenções que garante uma contrapartida do Estado no total de US$ 24 milhões para o projeto. Os onze municípios da AMFI também irão aportar valores para o desenvolvimento do projeto, que terá concessão de 25 anos.
Os recursos deverão custear ações, desapropriações e obras de infraestrutura necessárias à implementação do túnel, que será construído e operado no modelo de parceria público-privada (PPP) – além dos demais componentes que compõem o projeto, como transporte coletivo intermunicipal com veículos elétricos (interligando os onze municípios da AMFRI) e a implementação de corredores de mobilidade.
“É um projeto que vai transformar essa região litorânea de Santa Catarina. Estamos falando de obras com uma engenharia avançada, e que vão facilitar o dia a dia de milhares de pessoas que se deslocam nos municípios da Foz do Rio Itajaí. São exemplos de mobilidade inteligente, que prometem atrair ainda mais visitantes e oportunidades de negócios para o nosso litoral. Seremos parceiros em todas as etapas desse processo”, anunciou na época o governador Jorginho Mello (PL).
Na data, a informação era de que “os recursos deverão custear ações, desapropriações e obras de infraestrutura necessárias à implementação do túnel, que será construído e operado no modelo de parceria público-privada (PPP), além dos demais componentes que compõem o projeto, como o BRT e a implementação de corredores de mobilidade”.
PROMOBIS
O PROMOBIS é um projeto composto por três iniciativas: um Sistema de Transporte Coletivo Regional – que vai integrar e interligar os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias; a estruturação de parceria público-privada para implantação do Túnel Imerso entre Itajaí e Navegantes; e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar.
[…] Túnel que passa dentro de rio vai ligar duas cidades e terá pedágio! […]