A prefeitura de Barra Velha iniciou, dia 10, o desassoreamento da foz do rio Itajuba, popularmente conhecida como barrinha da Itajuba. Os trabalhos têm como objetivo assegurar o acesso das embarcações dos pescadores locais.
“Com esse trabalho estamos garantindo que nossos pescadores possam entrar e sair com suas embarcações, o que é fundamental para o sustento de suas famílias e a movimentação da economia local”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Nilo Irineu Bernardo.
A execução do serviço é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Obras. O assoreamento da barrinha é um problema que afeta os pescadores há algum tempo e será resolvido definitivamente com a construção de um molhe ao sul e o aumento do molhe norte. O projeto das melhorias na infraestrutura costeira da foz do rio Itajuba está em fase de licenciamento ambiental.
“Sabemos que não é a solução definitiva, mas com o desassoreamento conseguimos assegurar que eles possam continuar suas atividades enquanto a construção e aumento dos molhes não são finalizados”,
“Assumimos o compromisso de buscarmos soluções para garantir a movimentação dos nossos pescadores enquanto a obra dos molhes da barrinha não é executada. Sabemos que não é a solução definitiva, mas com o desassoreamento conseguimos assegurar que eles possam continuar suas atividades enquanto a construção e aumento dos molhes não são finalizados”, enfatiza o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.