23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Aumenta o movimento no cartório eleitoral

Ouça a Matéria

Há onze dias do término oficial do prazo eleitoral de solicitações de novos títulos e transferências de domicílio, o movimento aumentou consideravelmente na 68ª Zona Eleitoral, em Balneário Piçarras. Quem quiser ter direito ao voto e escolher seus candidatos nas urnas de Balneário Piçarras e Penha, nas eleições de outubro, deve procurar o Cartório Eleitoral até o dia 5 de maio.
A chefe do cartório eleitoral da Comarca de Balneário Piçarras, Milene Possamai, revela que o movimento tem sido grande nos últimos dias. No entanto, Milene revelou não poder precisar uma porcentagem no crescimento de atendimentos. “Não tivemos tempo para fazer os cálculos. Mas o aumento é considerável”, revela. Os principais atendimentos têm sido para confecção de novos títulos com domicílio eleitoral em Penha.
Para agilizar o trâmite de transferência ou novos títulos, Milene orienta que a população se dirija ao cartório com a fotocópia dos documentos necessários para cada ação. Para obter o título pela primeira vez, a pessoa deve comparecer ao Cartório Eleitoral do seu domicílio com documento de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).
Para a transferência, é necessário que o eleitor more no mínimo há três meses na nova residência e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência. Além disso, é preciso ir ao cartório do novo domicílio com o documento de identidade, o comprovante de residência e o título eleitoral (se possuir). Caso o comprovante de residência não esteja no nome do titular, uma declaração deve ser feita pelo dono do imóvel garantindo que o eleitor mora na residência.
Desde as últimas eleições até o primeiro mês de fevereiro, Balneário Piçarras e Penha ganharam 1.090 novos eleitores. Os números estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revelam um significante crescimento após quatro meses desde o último pleito. O município de Penha registrou o maior aumento, passando de 14.320 eleitores para 15.390. Em Balneário Piçarras o crescimento foi de 620 eleitores, passando 10.462 para 11.082.


Plantão

Até o dia 5 de maio, o Cartório Eleitoral de Balneário Piçarras irá trabalhar em regime de plantão em determinados dias. Entre os dias 26 a 30, o local atende das 11h às 19h. Nos dias 1º e 2 de maio das 14h às 18h. Já nas datas 3 a 5 de maio, o Cartório abre das 8h até às 19h. Para informações adicionais, o telefone do Cartório Eleitoral é 3345.1155.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você