21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Cartório eleitoral atendeu 500 eleitores em três dias

Ouça a Matéria

O Cartório Eleitoral de Balneário Piçarras registrou mais de quinhentos atendimentos nos três últimos dias do prazo eleitoral para regularização, transferência e emissão de novos títulos de eleitor. OTribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o número oficial de eleitores aptos a votar nas Eleições 2010 no dia 9 de julho.
A população teve até o último dia 5 para regularizar sua situação eleitoral e ter direito a voto nas eleições de outubro. Segundo a chefe do cartório eleitoral da Comarca de Balneário Piçarras, Milene Possamai, o movimento foi muito grande nos últimos dias do prazo final. “Mais uma vez a população deixou para última hora”, afirma. Filas se formaram no Cartório local.
Sem números oficiais, Milene afirma que mais de quinhentas pessoas regularizaram o título de eleitor. A maioria dos processos foi para a cidade de Penha. “Não temos como dizer qual ação foi a mais realizada, apenas que a maioria foi para a cidade de Penha”, revela Milene. A divulgação oficial dos números acontece após a Seção de Cadastro de Eleitores da Corte Superior (SECAD) e a Corregedoria-Geral Eleitoral concluírem a auditoria das bases de dados e consolidarem as estatísticas finais.
Os cartórios eleitorais de Santa Catarina registraram 224.428 mil Requerimentos de Alistamento Eleitoral (RAEs), entre 22 de fevereiro, data na qual iniciou a campanha de alistamento, e 5 de maio. A média diária foi de 4.401 operações realizadas. A comparação entre os meses apresentou os seguintes resultados: fevereiro teve 9.035 atendimentos (média de 1.807 por dia); março, 60.731 (2.761 por dia); abril, 89.005 (4.685 por dia); e maio, 65.657 (13.131 por dia).
 

TRE de SC atualiza número de eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) atualizou no primeiro dia deste mês, o número de eleitores do Estado. Em comparação com os números de eleitores das últimas eleições, o crescimento foi 2.548 votantes em Balneário Piçarras e Penha.
O maior aumento foi registrado na cidade de Penha. De acordo como os dados do TRE/SC, em outubro do ano passado, 14.320 pessoas tiveram direito ao voto. Agora, em primeiro de maio, Penha já possui um reduto de 15.855 votantes, 1.535 a mais. Em Balneário Piçarras, o crescimento foi de 1.013 eleitores. Em outubro, 10.462 pessoas puderam votar. Agora, 11.475 já estão aptas para escolher seus candidatos nas próximas eleições.
O 80º Cartório Eleitoral do Fórum da Comarca divulgou essa semana os números parciais de eleitores para os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú. Até o encerramento do prazo para a realização do registro, foram contabilizados 14.872 eleitores para Barra Velha e 2.684 eleitores para São João do Itaperiú.
De acordo com a chefe do cartório da Comarca, Mariana Pirih Cordeiro, ainda poderá haver mudanças no número total, já que estão em processamento outras zonas eleitorais que podem ter recebido transferência de eleitores de qualquer dos dois municípios. “Até dia 07 de junho as zonas eleitorais enviam os dados para o Tribunal Superior Eleitoral. Pode ter eleitores que saiam de Barra Velha”, explica.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você