22.8 C
Piçarras
domingo 10 de dezembro de 2023


Dezessete mil e crescendo

Ouça a matéria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou na quarta-feira, 17, os novos números preliminares oficiais do Censo 2010 de Balneário Piçarras. Segundo os coordenadores do trabalho, o município soma até a data da divulgação a totalidade de 17.009 habitantes. Devido ao trabalho de revisão dos dados, o número deve sofrer um leve aumento até a data da publicação final, dia 29.
Os números preliminares foram divulgados pela coordenadora do Censo, na região da Amfri, Luana Vicente dos Santos. “São números oficiais, mais ainda preliminares”, salienta Luana. Com a revelação da nova população, o salto demográfico foi de 3.243 novos habitantes em Balneário Piçarras, em comparação com 2007. Luana, no entanto, frisou que o número final irá ser maior.
Isso porque ainda não estão contabilizados os moradores das 22 residências encontradas fechadas, mas com indício de ocupação, durante a visita dos recenseadores. A elas será atribuída a média populacional da cidade, que é de 3.2 habitantes por residência. Com isso, é garantido que Balneário Piçarras some mais 70 moradores.
“O número final irá sofrer alteração. Somente para mais, não para menos”, garantiu Luana. Além disso, a revisão dos trabalhos – chamado pelo IBGE de trabalho de controle de qualidade – pode auxiliar no crescimento da população. Casas que, possivelmente, não tenham sido recenseadas também irão receber a visita até o dia 24. Para isso, é importante que o morador ligue para a Prefeitura (3347.4747) e peça a visita da equipe do IBGE.
Luana também apresentou os números domiciliares de Balneário Piçarras e destacou números intrigantes. “Quase metade dos domicílios de Balneário Piçarras é de uso ocasional, ou seja, de veranistas”, revelou. Segundo os dados, das 10.603 residências da cidade, 5.399 estão ocupadas e 4.173 são de veranistas. Outras 991 estão vazias (para alugar, vender ou recém construídas).
Quanto aos números apresentados, a Prefeitura de Balneário Piçarras – que não reunião foi representada pelo secretário de Administração e Fazenda, Carlos Alberto Francisco – poderá questionar até o dia 25, solicitando revisão de dados ou ainda uma recontagem. Os números finais serão divulgados oficialmente pelo presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, no dia 29 de novembro. No dia 27, os dados serão publicados no Diário Oficial da União.
 

IBGE confirma posse das seis ruas de Barra Velha

Durante a reunião para divulgação da nova contagem populacional, Luana ratificou que seis ruas de Barra Velha pertencem ao município de Balneário Piçarras. Localizadas na divisa dos bairros Itacolomi com Itajuba (seguindo pela Avenida Nereu Ramos) as ruas Joinville até a Mil e Dois foram recenseadas e atribuídas ao município de Balneário Piçarras.
“O limite estava errado e quem nos alertou sobre isso foi a Secretaria de Planejamento do Estado. O limite sempre esteve lá, apenas no local errado”, explicou Luana. A localização exata da divisa foi aferida por um aparelho GPS (Global Positioning System) com base na Lei Estadual 13.999/07, que dispõe sobre a consolidação das divisas intermunicipais do Estado de Santa Catarina.
Com o anúncio do novo território, Balneário Piçarras já se declara dono das seis ruas, que possuem 254 moradores que residem nas seis ruas, que ainda possuem 79 residências ocupadas de 312 cadastradas pelo IBGE. Barra Velha promete lutar pela posse do território.
Segundo o IBGE, a divisa dos dois municípios possui um equívoco apenas na continuidade e ligação entre a Avenida Nereu Ramos e Rua Itajuba. A placa que delimita os municípios na rodovia BR-101 foi afixada corretamente pela Concessionária Auto Pista Litoral Sul.
 

Foto por: Felipe Bieging | JC

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você