21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Konder Reis é homenageado em Penha

Ouça a Matéria

Com passos lentos e respiração acelerada, Antônio Carlos Konder Reis chegou à tribuna e ajustou o microfone. Mirou o rascunho que segurava nas mãos, pausou por alguns segundos e discursou como no auge de sua carreira política. Com a voz forte e firme, agradeceu a presença dos familiares, amigos e à Câmara de Vereadores de Penha, que na noite de sexta-feira, 27, lhe homenageou pelos 65 anos de vida pública.
“Um encontro que toca fundo o meu coração”, disse Konder Reis, aos 85 anos, antes mesmo de iniciar suas palavras de gratidão. A homenagem aconteceu no auditório da Pousada Pedra da Ilha, no bairro de Praia Alegre. A homenagem foi prestada devido a carreira política do Konder Reis, que atualmente mora à beira mar, na Praia do Trapiche, em Penha.
O presidente da Câmara, José Antônio Bastos (DEM), autor da homenagem, salienta que o ato foi motivado pelas ações governamentais do político e, justamente, por escolher Penha como o lugar para passar o resto de sua vida. “O objetivo maior, além de ser por tudo que o Konder Reis realizou em sua vida política, foi por ter escolhido Penha como o local para viver o resto de sua vitoriosa vida”, disse.
Diante de personalidades estaduais, como o primo Jorge Bornhausen, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e o deputado Julio Garcia, Konder Reis revelou a importância da homenagem com palavras que descreveram seu nervosismo. “Quando à tarde, em casa, comecei a pensar no discurso que teria que fazer, temi por fazê-lo”, pronunciou. “É uma emoção que afeta o raciocínio e a memória”, descreveu.
Os vereadores das bancadas dos PTB, PSDB, PMDB e DEM também utilizaram a tribuna para pronunciar suas palavras honrosas à Konder Reis. O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), frisou a importância das ações do homenageado para a história política do Brasil e do Estado catarinense. “Minha história na política é muito recente. Porém, me recordo de Konder Reis por tudo que ele realizou pelo povo brasileiro”, comentou.
Konder Reis foi duas vezes Deputado Estadual (1947 a 1950 e 1950 a 1954), outras duas Deputado Federal (1955 a 1959 e 1959 a 1963) e outras duas Senador (1963 a 1970 e 1971 a 1975). Somente após ter progredido gradativamente na política, em 1975, Konder Reis assumiu a cadeira de Governador de Santa Catarina, até 1979. Em 1979, foi sucedido pelo seu primo Jorge Bornhausen no governo de Santa Catarina. Konder Reis também é membro da Academia Catarinense de Letras, empossado na cadeira 22 em 30 de março de 1983 e cidadão honorário de Penha.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você