23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


TCE lança concurso de redação estadual

Ouça a Matéria

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) lançou o concurso de redação: ‘Tribunal de Contas – orientar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público em favor da sociedade’. Podem participar todos os alunos das três últimas séries da educação básica, matriculados em estabelecimentos mantidos pelo Estado, que já estão recebendo o material de apoio e divulgação do projeto. Ao todo, 854 escolas podem entrar no concurso, que prevê premiação.
O prazo para elaboração das dissertações vai até o dia 1º de outubro. Além dos alunos que apresentarem os melhores trabalhos nas três etapas – por escola, por regional e na etapa estadual -, o concurso premiará os professores orientadores dos vencedores. “Os jovens devem conhecer o trabalho dos órgãos responsáveis pela fiscalização da gestão pública e o tamanho da nossa tarefa, para ter consciência que necessitamos de parceiros para cuidar do dinheiro público”, frisa o presidente do TCE/SC, Wilson Rogério Wan-Dall,
A dissertação deverá ser manuscrita em português – sem rasuras – pelo próprio aluno participante, na folha oficial do concurso do Tribunal, que traz impresso o logotipo do TCE/SC e o da SED. O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas e contemplar a apresentação de ideias, o seu desenvolvimento e a conclusão. Junto com a redação deverá ser enviada a ficha de inscrição, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável. Esses materiais foram desenvolvidos, especialmente para o concurso e integram o kit distribuído nas escolas de ensino médio da rede pública estadual.
Entre os prêmios, estão um microcomputador, netbooks e câmeras fotográficas digitais. Os classificados em 1º, 2 º e 3º lugares na etapa estadual serão contemplados, ainda, com uma viagem à Florianópolis junto com o professor orientador. Eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação, no dia 24 de novembro, às 14h, na sede do Tribunal de Contas do Estado. O aluno classificado em primeiro lugar virá à Capital acompanhado, também, dos colegas de classe.
O regulamento do concurso de redação, material de pesquisa – gibi “No Fim das Contas…”, livro “TCE – Controle Público e Cidadania” e “Tribunal de Contas de Santa Catarina: 50 anos de história”, cartilha da “Ouvidoria” e outras publicações – e demais informações úteis para auxiliar os alunos e professores que participarem da iniciativa estão disponíveis no site do Tribunal (www.tce.sc.gov.br/concurso).
Mostrar aos jovens catarinenses o trabalho do Tribunal de Contas de Santa Catarina – como fiscal da aplicação do dinheiro público – e formar cidadãos mais conscientes do direito e do dever de fiscalizar o uso dos recursos que cada contribuinte entrega aos governos na forma de impostos é o principal objetivo do concurso.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você