14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Vereadores apresentam projeto de Câmara Mirim

Ouça a Matéria

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras, terça-feira 18, foi feita a leitura do projeto da Câmara Mirim: a Câmara vai a Escola, apresentado pelos vereadores Maurício Köche e Ademar de Oliveira. O objetivo é promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, dando a possibilidade ao estudante de compreender o papel do Legislativo dentro do contexto social em que vive.
O programa, se for aprovado pela Câmara, será implantado mediante a adesão das escolas e abrangerá de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. A ideia é proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara, proporcionando a possibilidade de discussão e reflexão dos problemas encontrados no município e dar o oportunidade dos alunos a vivenciar situação como as vividas pelos vereadores, apresentando sugestões para solucionar certas questões da cidade.
Os alunos terão ainda que elaborar atividades sobre a história política do município e da atualidade. No programa está incluso ainda a visita das turmas durante uma sessão da Câmara, onde posteriormente será realizado uma sessão Especial com os vereadores-mirins, para a diplomação dos eleitos e entrega de certificado de participação aos demais estudantes. De acordo com Mauricio Köche a experiência é válida especialmente para integrar o estudante na política. “As experiências vivenciadas por outras Câmaras de Vereadores traduzem a lição de que a Câmara Mirim é um programa pedagógico que visa integrar aluno, escola e Poder Legislativo”, comenta. A inspiração surgiu após a visita na Câmara Mirim de Blumenau, onde os vereadores conheceram o presidente da Câmara Jens Juergen Mantau, que se disponibilizou a judar na implantação do projeto em Piçarras.
O pequeno vereador exercerá mandato de um ano, onde terá ajuda de custo, representada pelo fornecimento de material escolar no início do ano letivo, vale transporte e lanche quando comparecerem as visitas à Câmara. “Durante o mandato, os vereadores mirins apresentam moções e indicações sobre o que acham que precisa ser mudado na sua escola e na sua comunidade”, finaliza Köche.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você