20.3 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Pesquisa da Univali reelege Evandro em Penha

Ouça a Matéria

O Instituto de Pesquisas Sociais da Univali (IPS) fez uma pesquisa de comportamento eleitoral em Penha. Realizado em seis bairros do município no dia 8 de novembro, os números da pesquisa apontam que o atual prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), estaria reeleito com 32,66% de votos. Julcemar Coelho, Professor Tião e Aquiles Schneider também foram lembrados.
Evandro aparece no topo do quesito intenção espontânea de votos. Aquiles é o segundo colocado, com 6,77%. Ele é seguido pelo professor Tião, com 2,37% e Coelho, com 1,02%. Outros nomes, que representam menos de 1% individualmente, somam 3,21%. Não sabem ou não quiseram responder totalizam 31,47% e nenhum, nulo ou branco, 22,50%.
O prefeito recebeu a reportagem do Jornal do Comércio na manhã desta sexta-feira, 25, para comentar a recente pesquisa. Evandro afirmou ter recebido os números com coerência, mas não escondeu felicidade diante dos índices positivos. “Recebi a pesquisa com extrema tranquilidade e humildade. Mas ficamos felizes que a maioria dos pesquisados está feliz com nossas ações de governo, com o nosso trabalho e investimentos para melhorar a vida do morador de Penha”.
A pesquisa foi realizada com 591 eleitores de Penha. A margem de erro é de 4,04 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, considerando o número de eleitores de Pena, 16.137. Isso significa que se 100 pesquisas fossem feitas em Penha com a mesma metodologia, 95 dariam com o mesmo intervalo estatístico.
Moradores de São Cristóvão (5,25%), Santa Lídia (8,46%), Praia de Armação (10,66%), Gravatá (13,37%), Centro (37,73%) e Armação (24,53%) foram entrevistos. A pesquisa foi realizada através de questões com respostas espontâneas e estimuladas, sendo desenvolvida por profissionais com experiência na área de pesquisa.
Apesar de os números serem positivos, Evandro preferiu evitar a empolgação. Limitou-se apenas a dizer que os índices do IPS são o ‘norte’ para seu trabalho. “Tenho completa consciência do que é uma disputa eleitoral e de todas as estratégias que a cercam. Mas é importante saber que o povo está nos apoiando. Esses números nos dão o norte da continuidade”, complementa.

Confronto direto
O IPS também realizou a pesquisa confrontando possíveis candidatos com o nome do atual prefeito. No embate com Aquiles, Evandro tem a preferência dos eleitores com 46,70% contra 26,23%. Entre Evandro e Coelho, 51,27% dos entrevistados preferem o atual prefeito e outros 21,66% almejam o retorno do ex-prefeito.
Por fim, o relatório aponta para uma eleição a prefeito entre Evandro e a ex-primeira dama, Henny Coelho. Evandro também vence com 50,76% contra 22,67%. “Vejo que o nosso grupo está mais unido e trabalhando em prol de um único ideal”, salientou o prefeito, evitando comentar o resultado individual contra os nomes do PMDB.
Avaliação do prefeito
Os números do instituto apontam ainda que 46,19% aprovam Evandro como atual prefeito municipal. 22,50% o acham mediano e outros 26,73% o reprovam. Para Evandro, o índice de aprovação também é motivo para ser comemorado, contudo, frisa que os 22,50% também deve ser considerados como de aprovação. “Em todas as pesquisas, o ponto médio é atribuído ao índice de aprovação, então vejo que mais de 65% dos entrevistados nos aprova”, finaliza.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você