23.9 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras e Penha passarão por revisão eleitoral biométrica

Ouça a Matéria

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) confirmou no último dia 30 que os municípios de Balneário Piçarras e Penha passarão pelo processo de revisão de seus eleitores mediante coleta de dados biométricos, fotografias, assinatura digitalizada e atualização de dados cadastrais. O trabalho acontecerá entre o dia 3 de julho e 7 de dezembro, quando todos os eleitores terão de procurar o Cartório Eleitoral da Comarca, em Balneário Piçarras.

“Todos os eleitores de Balneário Piçarras e Penha terão que fazer esse processo, sob pena de cancelamento do título”, afirma o analista judiciário da Comarca, Thiago Ramos Magalhães. Hoje, Balneário Piçarras possui 15.741 eleitores e Penha mais 20.731 votantes que serão informados sobre a necessidade da realização do processo. O atendimento acontecerá por agendamento ou por comparecimento sem aviso prévio. 

“Quem realizar o agendamento será atendido de forma mais rápida”, recomenda Thiago. O TRE/SC vai disponibilizar, na internet, um link para realização do agendamento. Na revisão biométrica, além da atualização cadastral, o TRE/SC digitaliza a assinatura e das impressões digitais, além de registrar uma fotografia do eleitor. “Medidas que garantem uma eleição segura”, explica o analista judiciário.

Apesar de, oficialmente, os trabalhos de biometria só começarem no mês de julho, Thiago comenta que será possível antecipar alguns casos a partir da próximo terça-feira, 6. “Os eleitores que precisarem atualizar qualquer informação em seu cadastro, mínima que seja, já saíra daqui com a biometria realizada e não precisará voltar”, antecipa. Para atender a futura demanda, o TRE/SC contratou estagiários e também mudou para uma sede mais ampla.

A nova sede do cartório ficará na Avenida Getúlio Vargas, número 123, no Centro de Balneário Piçarras. O telefone segue o mesmo: 3345.1155. O horário de funcionamento é das 12h às 19h. 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você