28.4 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


Penha começa a reestruturar sua Defesa Civil

Ouça a Matéria

O prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa (PMDB), se reuniu com o coordenador da defesa civil da região, Eliezer Cardoso, para tratar da reorganização e estruturação do serviço no município. O foco do encontro, que aconteceu dia 10, foi iniciar um diálogo para criar planos específicos de emergência e também criar instrumentos legais para o setor.

Nas próximas semanas, o governo municipal deverá enviar a Câmara de Vereadores um projeto de lei dando nova estrutura legal a Defesa Civil de Penha, além de nomear um novo Conselho da Defesa na cidade. Eliezer deu orientações ao prefeito e ao coordenador da defesa de Penha sobre os procedimentos que deveriam adotar, não só para organizar a estrutura na cidade, como buscar recursos e apoio de órgãos governamentais e extragovernamentais tanto do estado quanto do país.

De acordo com o novo coordenador da Defesa Civil de Penha, Romário Bittencourt, “Atualmente a defesa civil de Penha teve pouca ou nenhuma estrutura jurídica ou programática. Isso vai mudar”, explicou. “Vamos começar estruturando a parte jurídica da defesa civil, e concomitantemente sua organização, construindo um plano de defesa civil junto com a iniciativa pública e privada, e demais setores de atendimento de socorro, como bombeiros, polícia, assistência social, secretaria da saúde, etc”, adiantou.

Além de adquirir mais máquinas, equipamentos, tubulação e galerias, um dos objetivos do governo municipal é conseguir recursos e aprovação ambiental para desassorear os córregos, rios, e outros pontos de evasão de água de Penha, para reduzir os riscos de alagamentos na cidade.  “Assim que seja estabelecido o novo conselho da defesa civil, vamos chamar a sociedade para planejarmos o serviço de socorro da cidade, as medidas que precisam ser tomadas nas emergências, mas também o que deve ser feito para prevenir essas ocorrências”, comentou Romário.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você