20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Vereador de Barra Velha denuncia superlotação em transporte escolar

Ouça a Matéria

O vereador de Barra Velha, Marcelo Nogaroli (PMDB), alertou para a superlotação em ônibus escolares da rede municipal de ensino. Na sessão ordinária da Câmara, dia 21, em tribuna, ele questionou a situação e revelou que uma criança teria passado mal, por conta do calor, dentro de um ônibus que transportava cerca de 90 estudantes. “Os ônibus superlotados representam perigo e risco para essas crianças”, frisou.

 “Esses critérios de lotação de ônibus são desconhecidos. Fui procurar o setor, foi confirmada a superlotação, e sabemos que têm aumentado os alunos, e faltou planejamento. Cadê o planejamento?”, questionou o parlamenta. “Se sabemos que se tem aumentado de alunos, e por isso volto a dizer, temos que saber também que vamos precisar de mais ônibus”, destacou.

O parlamentar ainda lembrou que anos atrás, uma criança já foi atropelada na Rua Odorico Magalhães. “Hoje (21), o aluno passou mal, e os bombeiros tiveram que atendê-lo”, denunciou Marcelo. Em aparte, o vereador Eduardo Peres, o Tainha (PPS), sugeriu a contratação de mais ônibus. Também participando do debate, Doutor Jorge Borghetti (DEM) cobrou providências do Departamento de Trânsito. “Eu não posso transitar com o meu carro superlotado. Como um ônibus estudantil tem liberação? É crime”, criticou. 

Nogaroli referiu-se também à questão de alunos que tiveram o transporte suspenso devido à distância da escola. “Passou-se um ano. Não poderiam ter informado antes que quem mora a menos de 1km não teria mais o benefício?”. Para Marcelo, a Secretaria de Educação deveria ter feito uma publicação mais ampla, com antecedência, alertando de que a prioridade é para alunos mais distantes. 

Marcelo destacou que se cortaram ou limitaram ônibus por questões de economia, esqueceram que o setor educacional é prioridade. “Foi um ato mal pensado. Eu coloco a educação como uma das prioridades. E para a Educação, existe verba, pois não se dá conta de gastar os 25% exigidos em lei”. Nogaroli finalizou que se não é possível a compra de novos ônibus, que sejam contratados outros veículos para prestar o serviço.  

CONTRAPONTO DO GOVERNO
“A Prefeitura Municipal de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), esclarece alguns pontos sobre a situação da superlotação do transporte escolar. Neste ano letivo de 2018, aumentou cerca de 25% o número de alunos que utilizam o serviço, visto que novas salas de aula foram construídas em todas as escolas municipais. Atualmente, a Semec conta com vinte ônibus que realizam o transporte escolar de aproximadamente 2500 crianças no município. Por isso, a Semec está em processo de organização das rotas e está distribuindo carteirinhas aos alunos, para que haja o controle da quantidade de crianças que utilizam o serviço.

Na prática, ao entrar no ônibus o aluno deve apresentar a carteirinha de identificação. Este documento será entregue para as crianças que residam a mais de um quilômetro da escola em que frequentam. Assim, a Semec poderá fiscalizar a quantidade de pessoas transportadas em cada rota. Outro motivo para a superlotação é a municipalização da Escola David Pedro Espíndola, já que, alunos do Bairro São Cristóvão que estudavam na David e não utilizavam o transporte escolar, agora precisam se deslocar até o bairro Itajuba para estudar, utilizando o ônibus da prefeitura.  

Além do controle pela carteirinha, a Secretaria de Educação está analisando a possibilidade de terceirizar parte do transporte escolar para que todos os alunos sejam atendidos de forma adequada. A Semec conta com a colaboração dos pais para que matriculem seus filhos na escola mais próxima de sua casa, desta forma estarão disponibilizando vaga no ônibus escolar para quem mora longe da unidade de ensino”. 

Foto por: Juvan Neto | CVBV

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você