25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Penha confirma seis pré-candidatos a prefeito

Ouça a Matéria

Penha caminha para o pedido de registro de candidatura a prefeito com seis pré-candidatos convencionados. Após o término do prazo de convenção, seis nomes foram oficializados pelas alas partidárias do MDB, PP, PSDB, PRTB, PL e PT.

O atual prefeito Aquiles da Costa (MDB) confirmou sua pré-candidatura na busca pela reeleição. Através de sua rede social, resumiu que o “bom trabalho não pode parar”. Ao longo do processo pré-eleitoral a reportagem tentou sem sucesso duas entrevistas com o pré-candidato. O partido confirmou a atual vereador Juraci Alexandrino (MDB), como pré-candidata a vice.

Biano (PP) e Pastora Tere (PSC) confirmaram coligação para chapa como pré-candidatos a prefeito e vice, sucessivamente. “A postura do PP nestas eleições será uma postura realmente com projeto para o coletivo”, assegurou.

PSDB e PSD de Penha confirmaram a coligação majoritária de oposição governista que reúne ainda o Democratas, Podemos, Solidariedade, Patriotas e Pros. Com o anúncio, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) foi confirmado como o pré-candidato a prefeito, junto do vereador Silas Renato Antonietti (PSD) como o pré-candidato a vice-prefeito. “Essa decisão foi tomada diante da insatisfação do povo penhense com o atual cenário de Penha, que simplesmente deixou de crescer nos últimos quatro anos”, confirmou o ex-prefeito (2009/2016), Evandro.

Gustavo Machado (PRTB) e Ludgero Gonçalves (PRTB) estão em chapa pura. “Estamos vindo com o apoio do Governo Federal, através do nosso vice-presidente da República, General Mourão. O meu partido é o PRTB, que está coligado com o presidente Jair Bolsonaro”, adiantou o pré-candidato, Gustavo, que tem posições contrárias ao atual governo. Como planos de uma futura campanha, “são três alicerces diretos: turismo, infraestrutura e saúde”.

O PL também decidiu por candidatura própria. Isac da Costa e Nestor Filipe são os pré-candidatos a prefeito e vice. “De maneira muito simples: apresentando à comunidade as minhas ideias e propostas para Penha e o que eu espero de um possível governo do PL à frente da Prefeitura. O nosso foco é o ‘feijão com arroz’. Não pretende vender ilusões para a cidade e nem ideias mirabolantes”, adiantou Isac.

O PT defini por chapa pura, com os pré-candidatos a prefeito e vice, Roberto Maes (PT) e Clarice Dumke (PT). “Campanha em defesa da participação popular na gestão pública”, comentou Betão, como é mais conhecido na cidade.

Todas as definições tomadas em convenção poderão ser registradas até o dia 26 de setembro junto à Justiça Eleitoral, que iniciará a análise dos pedidos de candidaturas. Somente quando avalizados pelo juiz é que o pré-candidato se torna um candidato. As campanhas estão autorizadas a partir de 27 de setembro.

Para as eleições de novembro, Penha apresentou redução em seu eleitorado. Foi de 20.972 eleitores nas últimas eleições municipais para 19.896 (-5,13%). A exemplo de 2016, as mulheres permanecem com maior poderia decisivo nas urnas. São 10.493 eleitoras (52,7%) e 9.403 eleitores (47,3%).          

Do total de eleitores aptos ao voto, não tem obrigação de comparecerem às urnas os analfabetos e pessoas acima dos 70 anos. Na linha do analfabetismo são 225. Já os idosos somam 1.065.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você