O prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A assembleia para formação da nova diretoria ocorreu na sexta-feira, 7, quando o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni também foi declarado como o primeiro vice-presidente.
“Assumir a liderança regional é importante para Balneário Piçarras, que amplia a sua representação a nível de Estado. Continuaremos com as articulações necessárias para a busca de soluções regionais às demandas apresentadas pelos municípios que compõem a Foz do Rio Itajaí”, resumiu Leonel.
Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú e Presidente da AMFRI em 2019, passou o cargo ao prefeito Leonel, agradecendo a todos que colaboraram com as inúmeras ações realizadas durante o último ano. Em seguida, o novo presidente da AMFRI também discursou. “Estaremos à disposição para durante o ano de 2020 realizar um trabalho de sucesso. Vamos buscar com ajuda da equipe técnica da AMFRI alcançar as expectativas para o ano”.
A Assembleia Geral de Prefeitos contou ainda com a apresentação e aprovação do relatório de atividades de 2019 e a Prestação de Contas da AMFRI, dos Consórcios de Turismo (Citmar), Saúde (Cis-Amfri) e Multifinalitário (Cim-Amfri).
Balanço das atividades de 2019
Foi apresentado o Relatório de Atividades e Prestação de Contas do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMFRI), destacando os mais de 29 mil atendimentos a população regional em 2019, em várias áreas da saúde, como exames laboratoriais, exames de imagem e consultas.
Em seguida, foi apresentado o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR), com destaque na implantação de 23 atrativos e placas de sinalização turística em toda região, a pesquisa de demanda turística de alta temporada e o projeto “Educando o olhar para o turismo”. Além disso, o plano de ações de 2020 também foi aprovado pelos prefeitos.
O Secretário Executivo da AMFRI, Célio José Bernardino, também apresentou o Relatório de Atividades e Prestação de Contas da AMFRI do exercício de 2019. O documento reúne informações sobre o trabalho de todos os setores da AMFRI, divididos em quatro eixos: assessorias e consultorias, representatividade em eventos externos, capacitações e colegiados.
Entre os números que chamam atenção, destacam-se os projetos elaborados pela equipe de arquitetura e engenharia civil da AMFRI. Foram 290 ações, que representou uma economia de R$6.431.680,74 para as prefeituras municipais. Outro dado importante se refere ao trabalho realizado pelo Movimento Econômico da AMFRI, que gerou um incremento de retorno do ICMS para a região de R$16.142.649,36 anual.
O relatório de atividades de 2019 já está disponível através do link: https://bit.ly/2tHJduC
Diretoria da AMFRI 2019:
Presidente – Leonel José Martins (Balneário Piçarras)
Primeiro Vice-Presidente – Volnei José Morastoni (Itajaí)
Segundo Vice-Presidente – Paulo Henrique Dalago Muller (Bombinhas)
Conselho Fiscal Efetivo: Aquiles José Schneider da Costa (Penha), Nilza Nilda Simas Ribeiro (Itapema), Marcos Pedro Veber (Luiz Alves) e Fabricio José Satiro de Oliveira (Balneário Camboriú)
Suplentes do Conselho Fiscal: Elcio Rogério Kuhnen (Camboriú), Emerson Luciano Stein (Porto Belo), Emílio Vieira (Navegantes) e Erico de Oliveira “Dida” (Ilhota)