Com 3.613 votos, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) foi o candidato a deputado federal que mais somou votos na cidade de Penha – seu principal reduto eleitoral. Terceiro suplente do partido para a Câmara de Deputados, em Brasília, o ex-prefeito concluiu o pleito com a soma final de 9.760 votos. “Agradeço a cada posicionamento de confiança, a cada eleitor que acreditou nas minhas propostas”, resumiu.
“Estou satisfeito com o resultado, porém, tínhamos um pensamento diferente do que o cenário se revelou posteriormente. O efeito 17 das últimas eleições se repetiu, dessa vez para alas do PL e do PT”
EVANDRO EREDES
O candidato tucano considerou o resultado obtido como sendo expressivo para uma primeira disputa na esfera federal – analisando ainda que o pleito teve grande influência por direcionamentos partidárias das alas mais radicais das ditas direita e esquerda. “Minha campanha foi feita por amigos próximos, sem grandes apoios políticos de nomes mais tradicionais do PSDB. Por isso, considero um resultado muito expressivo”, frisou.
O PSDB, de forma pura, não elegeu candidatos para Câmara Federal. Na coligação com o Cidadania, tem Carmem Zanotto como eleita. Os suplentes abaixo são Geovania de Sá (84.454), Fabiano Caitano (16.995) e Evandro Eredes. Dos 16 deputados eleitos, oito formam a base dos presidenciáveis: 6 são da base do atual presidente Jair Bolsonaro e outros 2 formam o grupo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estou satisfeito com o resultado, porém, tínhamos um pensamento diferente do que o cenário se revelou posteriormente. O efeito 17 das últimas eleições se repetiu, dessa vez para alas do PL e do PT. Mas, também é um importante momento para que o PSDB repense suas posturas em nível nacional, do contrário, passará a inexpressividade. A mudança do candidato e do eleitor é visível, clamando por mudanças mais ríspidas e instantâneas. O resultado disso só saberemos no futuro”, analisou Evandro.
Na 68ª Zona Eleitoral – formada por Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e São João do Itaperiú – Evandro conquistou 4.132 votos. Em Balneário Piçarras foram 373, Barra Velha 119 e São João do Itaperiú 27. Na região dos onze municípios da AMFRI, entidade que o ex-prefeito de Penha (2009 a 2016) presidiu em 2014, conquistou 5.097 votos. Depois de Penha, a votação mais expressiva veio de Navegantes: 929. Em Itajaí, foram 372 votos.
Questionado sobre qual será sua postura para o segundo turno das eleições, Evandro pontuou que, historicamente, o PSDB não esteve junto ao PT. Por conta disso, é natural que ocorra um apoio, mesmo que extraoficial, aos candidatos Jorginho Mello (PL) e Jair Bolsonaro (PL) – candidatos a governador e presidente. “Essa seria a tendência natural do processo”, finalizou Evandro.
Em Penha, 17.688 eleitores foram às urnas, de um total de 22.174 possíveis – segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 15.886 votos válidos, 614 nulos, 1.180 em branco e 8 anulados sub judice.
OS 10 MAIS BEM VOTADOS EM PENHA
– Evandro dos Navegantes (PSDB), 3613 votos (S)
– Jorge Goetten (PL), 1230 votos (E)
– Carlos Chiodini (MDB), 869 votos (E)
– Carol de Toni (PL), 849 votos (E)
– Ana Paula Lima (PT), 719 votos (E)
– Zé Trovão (PL), 555 votos (E)
– Ismael (PSD), 500 votos (E)
– Julia Zanatta (PL), 467 votos (E)
– Vampiro (MDB), 397 votos (S)
– Darci de Matos (PSD), 350 votos (S)
(E) Eleito
(S) Suplente