20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Evandro Eredes (PSDB) é o mais votado na cidade de Penha

“Minha campanha foi feita por amigos próximos, sem grandes apoios políticos de nomes mais tradicionais do PSDB. Por isso, considero um resultado muito expressivo”

Ouça a Matéria

Com 3.613 votos, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) foi o candidato a deputado federal que mais somou votos na cidade de Penha – seu principal reduto eleitoral. Terceiro suplente do partido para a Câmara de Deputados, em Brasília, o ex-prefeito concluiu o pleito com a soma final de 9.760 votos. “Agradeço a cada posicionamento de confiança, a cada eleitor que acreditou nas minhas propostas”, resumiu.

“Estou satisfeito com o resultado, porém, tínhamos um pensamento diferente do que o cenário se revelou posteriormente. O efeito 17 das últimas eleições se repetiu, dessa vez para alas do PL e do PT”

EVANDRO EREDES

O candidato tucano considerou o resultado obtido como sendo expressivo para uma primeira disputa na esfera federal – analisando ainda que o pleito teve grande influência por direcionamentos partidárias das alas mais radicais das ditas direita e esquerda. “Minha campanha foi feita por amigos próximos, sem grandes apoios políticos de nomes mais tradicionais do PSDB. Por isso, considero um resultado muito expressivo”, frisou.

O PSDB, de forma pura, não elegeu candidatos para Câmara Federal. Na coligação com o Cidadania, tem Carmem Zanotto como eleita. Os suplentes abaixo são Geovania de Sá (84.454), Fabiano Caitano (16.995) e Evandro Eredes. Dos 16 deputados eleitos, oito formam a base dos presidenciáveis: 6 são da base do atual presidente Jair Bolsonaro e outros 2 formam o grupo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estou satisfeito com o resultado, porém, tínhamos um pensamento diferente do que o cenário se revelou posteriormente. O efeito 17 das últimas eleições se repetiu, dessa vez para alas do PL e do PT. Mas, também é um importante momento para que o PSDB repense suas posturas em nível nacional, do contrário, passará a inexpressividade. A mudança do candidato e do eleitor é visível, clamando por mudanças mais ríspidas e instantâneas. O resultado disso só saberemos no futuro”, analisou Evandro.

Na 68ª Zona Eleitoral – formada por Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e São João do Itaperiú – Evandro conquistou 4.132 votos. Em Balneário Piçarras foram 373, Barra Velha 119 e São João do Itaperiú 27. Na região dos onze municípios da AMFRI, entidade que o ex-prefeito de Penha (2009 a 2016) presidiu em 2014, conquistou 5.097 votos. Depois de Penha, a votação mais expressiva veio de Navegantes: 929. Em Itajaí, foram 372 votos.

Questionado sobre qual será sua postura para o segundo turno das eleições, Evandro pontuou que, historicamente, o PSDB não esteve junto ao PT. Por conta disso, é natural que ocorra um apoio, mesmo que extraoficial, aos candidatos Jorginho Mello (PL) e Jair Bolsonaro (PL) – candidatos a governador e presidente. “Essa seria a tendência natural do processo”, finalizou Evandro.

Em Penha, 17.688 eleitores foram às urnas, de um total de 22.174 possíveis – segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 15.886 votos válidos, 614 nulos, 1.180 em branco e 8 anulados sub judice.

OS 10 MAIS BEM VOTADOS EM PENHA

– Evandro dos Navegantes (PSDB), 3613 votos (S)

– Jorge Goetten (PL), 1230 votos (E)

– Carlos Chiodini (MDB), 869 votos (E)

– Carol de Toni (PL), 849 votos (E)

– Ana Paula Lima (PT), 719 votos (E)

– Zé Trovão (PL), 555 votos (E)

– Ismael (PSD), 500 votos (E)

– Julia Zanatta (PL), 467 votos (E)

– Vampiro (MDB), 397 votos (S)

– Darci de Matos (PSD), 350 votos (S)

(E) Eleito

(S) Suplente

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você