24.3 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Galeria Vereador Henrique Buttendorf é criada pelo parlamento piçarrense

Ouça a Matéria

O parlamento piçarrense acaba de aprovar projeto de resolução que cria a galeria de vereadores e ex-vereadores. Em votação de resultado unânime na sessão ordinária do dia 1º, o documento inclusive denomina o novo espaço por Galeria Vereador Henrique Buttendorf – que legislou entre 1970 à 1973, a segunda composição política da história de Balneário Piçarras.

O projeto de resolução leva a assinatura dos quatro vereadores que formam a mesa diretora – Jorge Luiz da Silva (MDB), Marco Pedroso (MDB), Lucas Maia (MDB) e Domingos Ignácio (PP). Porém, a iniciativa partiu de Domingos, que pediu a aprovação da Casa diante da história de Seu Henrique junto à cidade.

A galeria será composta por quadros e cada quadro terá a foto do agente político, encimado pela expressão “Vereador da Câmara Municipal de Balneário Piçarras (SC)”, bem como, os brasões do município e do poder legislativo e ainda a indicação, em números ordinais, de seu respectivo período de exercício do mandato eletivo.

“A presente propositura considera-se uma forma de reconhecer a participação efetiva dos Vereadores e Vereadoras no processo político democrático da cidade de Balneário Piçarras, desde a sua emancipação em 14 de dezembro de 1963, que culminaram na instalação Poder Legislativo Municipal em 15 e novembro de 1965”, explicam os parlamentares.

A galeria será instalada na Sede da Câmara, em local de fácil visualização e de acesso público, devendo ser aberta à visitação. A Galeria também ficará hospedada no site oficial do parlamento local.

BIOGRAFIA

Henrique Buttendorf nasceu no Município de Rio do Sul em 07 de maio de 1924, chegando em Balneário Piçarras em 1º de maio de 1946, vindo à trabalho como servente de pedreiro. Algum tempo depois passou a atuar como construtor. Ficou conhecido por construir mais de 200 residências em Balneário Piçarras e nas cidades vizinhas.

Casou-se com Benta Flores em 07 de novembro de 1952, com quem teve 5 filhos. Destacou-se como homem público e atuante na comunidade, chegando a eleger-se Vereador com 133 votos, em 30 de novembro de 1969, para exercício do mandato na 2ª Legislatura do Município, no período legislativo de 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973. Foi inclusive eleito presidente do parlamento.

Foi membro no processo de erradicação do analfabetismo criado pelo Ministério da Educação e Cultura e da Fundação MOBRAL, conforme Diploma de Mérito conferido em 29 e dezembro de 1971. Foi sócio Patrimonial da Sociedade Amigos de Piçarras (SAP), fundada em 20 de janeiro de 1952, e ainda sócio ativo e Diretor da Associação Internacional de Lions Clubes, no período de 1970 a 1980.

Atuou na Diretoria da Igreja Católica, sendo tesoureiro durante 8 anos, participando em sua gestão da construção da antiga Casa Paroquial. Apoiador das causas sociais, culturais e educacionais. .foi colaborador também para a criação da Biblioteca Municipal, em 1972.

Seu Henrique, como era popularmente conhecido, veio a falecer em 20 de junho de 2002, deixando à época, a esposa, um bisneto e 10 netos, e seus filhos Armando, Luiz Augusto, João Cláudio, Henrique Buttendorf Filho e Terezinha Buttendorf Silvestre.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você