24 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Secretária de Educação é convocada pela Câmara para explicar sobre médias do Ideb

“Se alguém tiver que fazer alguma pergunta, faça a ela (secretária). Ela vai explicar o que aconteceu. Porque baixou, ou porque aumentou. Só ela pode explicar”

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou requerimento convocando a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte, para utilizar a tribuna do plenário e explicar os motivos que levaram à queda das médias municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Ainda não há uma data oficial para seu comparecimento à sessão, fato que pode ocorrer já na próxima terça-feira, 4

A convocação decorre de requerimento protocolizado pelo vereador Domingos Ignácio (PP). “Se alguém tiver que fazer alguma pergunta, faça a ela (secretária). Ela vai explicar o que aconteceu. Porque baixou, ou porque aumentou. Só ela pode explicar”, defendeu o legislador durante a votação da proposta, na sessão ordinária do último dia 27 – aprovada por unanimidade.

Conforme dados publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as médias da Educação de Balneário Piçarras nos Anos Iniciais (1º ao 5º) e Anos Finais (6º ao 9º) registraram queda. Comparando com a última avaliação, em 2019, a nota dos Anos Iniciais passou de 6,4 para 5,9. Já nos Anos Finais, passou de 5,4 para 4,8.

Desde que foi criado, em 2005, o Ideb Anos Iniciais de Balneário Piçarras nunca havia registrado queda. Partiu do 3,6 até a casa dos 6,4. Já o Ideb Anos Finais iniciou por 4,1 e foi a 4,0 (2009), subindo 4,8 (2011). Em 2013, nova queda: 4,2. A partir daí, chegou a 5,4 em 2019. O Ideb é calculado de dois em dois anos.

A média é obtida a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – neste caso com provas específicas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O índice do Ideb oscila de 0 a 10.

A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras afirmou que realiza análises dos dados para verificar quais fatores levaram à queda das notas. “A Secretaria de Educação está analisando os dados para identificar os fatores que levaram a esta queda e se pronunciará após esta avaliação”, disse a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você