A Procuradoria Especial da Mulher de Penha realiza na terça-feira, 15, às 19h, na Câmara de Vereadores, o evento “Agosto Lilás – Justiça pela Paz em Casa”. Importantes nomes da causa irão tratar de temáticas como “medidas protetivas de urgência e meios de ajuda às vítimas de violência”, “violência doméstica e as provas para o processo penal” e “violência de gênero e a importância do acompanhamento socioassistencial”. O evento é aberto a comunidade.
Estão confirmadas as presenças da juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Penha, Aline Vasty Ferrandin, que vai falar das “medidas protetivas de urgência e meios de ajuda às vítimas de violência” e também da promotora substituta da Comarca de Penha, Isabela Ramos Philippi, que abordará o tema “violência doméstica e as provas para o processo penal”.
O evento ainda contara com a palestra da advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Penha, Natália Guilhermetti Garcia, que abordará o tema “violência de gênero e a importância do acompanhamento socioassistencial”.
O anfitrião do evento é o procurador especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha, o vereador Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão. Elevai falar sobre o papel do órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense para fomentar as políticas públicas voltadas para a mulher, especialmente no enfrentamento à violência.
“Nós estamos comprometidos nesta campanha do Agosto Lilás, comemorando a criação da Lei Maria da Penha que é um marco no enfrentamento à violência contra a mulher. E essa parceria entre o Legislativo Penhense, o Judiciário, o Ministério Público e o Executivo é muito importante para que juntos possamos conscientizar a nossa sociedade acerca deste problema que afeta milhares de famílias em todos os cantos do nosso país”, considera Ferrão.
A Câmara de Penha também irá transmitir o evento pela internet em seu site oficial, Facebook e Youtube. A ação é fruto de uma parceria entre o Legislativo Penhense, o Executivo, o Poder Judiciário e o Ministério Público de Santa Catarina que estão engajados na campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Qualquer denúncia sobre violência doméstica e contra a mulher pode ser feita pelo telefone 180.
CÂMARA MIRIM
O evento “Agosto Lilás – todos contra a violência” é voltado para o público adulto, mas o Programa Câmara Mirim também se engajou na campanha. Na quarta-feira, 9 os jovens parlamentares participaram de uma reunião com a juíza Aline Ferrandin e a promotora Isabela Philippi no Fórum da Comarca de Penha e se comprometeram a divulgar o evento em suas respectivas escolas, convidando professores e pais dos alunos para participarem presencialmente ou acompanharem as palestras ao vivo pelas redes sociais.