23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Aprovado projeto que autoriza repasse incentivo financeiro adicional aos ACS’s e ACE’s

Com a sanção do projeto de lei, os ACS’s e ACE’s efetivos, se cumpridas as metas estabelecidas, receberão o valor integral do seu salário

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto de lei ordinária que autoriza o poder executivo municipal a repassar Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). A discussão e votação ocorreu nesta segunda-feira, 17, com a presença de representantes da categoria e também do Poder Executivo.

“Esse é um recurso do governo federal, fazendo jus a categoria, aos serviços prestados. A intenção é justamente valorizar esses profissionais, mantê-los animados para continuar exercendo essa profissão fundamental”, pontua o prefeito, Aquiles da Costa (MDB) – que no último dia 12 enviou o projeto para análise do parlamento municipal.

Com a aprovação e sanção do projeto de lei, os ACS’s e ACE’s efetivos, se cumpridas as metas estabelecidas, como participação plena em todas as atividades de fortalecimento e estímulo das práticas de prevenção e promoção da saúde em prol da população atendida, receberão o valor integral do seu salário. 52 profissionais serão impactados pela aprovação.

“Esse é um recurso que o governo federal encaminha todo ano e a nossa gestão desde o início vem pagando o que chamávamos de 14º salário, através do Previne Brasil, e agora esse ano mudamos para o IFA”, finaliza Aquiles.

O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, explica um pouco mais sobre o IFA. “Para receber esse incentivo financeiro os profissionais têm metas a cumprir, e o atendimento excepcional na linha de frente, com a nossa população, é um dos requisitos. Ficamos muito felizes em estarmos devolvendo esse incentivo aos profissionais, uma vez que foi retirado esse incentivo pelo programa Previne Brasil no ano passado”, explica.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você