O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), protocolizou na noite desta quarta-feira, na sede da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), sua chapa para concorrer à presidência da entidade. Ele disputa contra a chapa da prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher (PL). A eleição e posse estão marcados para o próximo dia 27, no Edifício Terra Firme, em São José, a partir das 14h.
Aquiles comentou que tem “articulado muito com os prefeitos de todo o estado. Acredito que vamos conseguir unir forças políticas em prol de uma Santa Catarina mais forte e plural, em que de opiniões diferentes possamos crescer. O lema da nossa chapa é o da união e do diálogo entre os prefeitos, independentemente das políticas partidárias hasteadas. Na minha visão, a Fecam precisa ser independente, não um braço do Governo do Estado. É uma associação que busca atender as demandas reais de cada cidade e não dizer amém a tudo que o Governo do Estado sugere ou pensa”.
Em sua rede social, a prefeita de Vargem afirmou que “nos unimos com o propósito de conferir à Fecam o protagonismo de outrora na luta municipalista. Para tanto, conclamamos a todos a se engajar para retomar imediatamente o diálogo e os arranjos cooperativos com as associações regionais e com os consórcios intermunicipais. E, sobretudo, para que uma Fecam renovada retome o importante papel de conferir assistência e orientação técnicas seguras e de contribuir para a capacitação e formação dos gestores municipais”.
O processo eleitoral da Fecam acirrou o embate político entre o prefeito de Penha e o governador, Jorginho Mello (PL). A eleição, que ocorreria no mês passado, foi cancelada após a chapa formalizada por Aquiles perder importantes membros – e não possuir nomes suficientes – e a chapa de Milena estar com um de seus membros em situação irregular. A questão chegou a parar na Justiça.
Aquiles acusou o governador de pressionar os prefeitos a saírem de sua chapa. “Ao menos cinco prefeitos me ligaram para pedir a retirada de seus nomes da minha chapa. Afirmaram que o governador os ligou e pressionou sob ameaça da perda de PIX (forma de repasse que o Governo vem utilizando em convênios de até R$ 5 milhões com os municípios), perda de recursos. É, no mínimo, uma interferência imoral”, afirmou Aquiles. A Casa Civil negou. “O governador não quer e não irá interferir na eleição da Fecam, afinal é um órgão independente”, disse a assessoria do Governo do Estado.
Para a eleição, votam todos os prefeitos do estado – que estiverem em dia com suas mensalidades junto à entidade.
CHAPA DE AQUILES
Presidente: Aquiles José Schneider da Costa – Prefeito de Penha – AMFRI
1ª Vice-presidente: Geovana Gessner – Prefeita de Trombudo Central – AMAVI
2º Vice-presidente: Oscar Martarello – Prefeito de Xanxerê – AMAI
3º Vice-Presidente: Roberto Marcelino Kuerten – Prefeito de Braço do Norte – AMUREL
1º Tesoureiro: Douglas Fernando de Mello – Prefeito de Lebon Regis – AMARP
2º Tesoureiro: Rozane Bortoncello Moreira – Prefeita de Campo Erê – AMERIOS
1º Secretário: Alessandra Aparecida Garcia – Prefeita de Santa Cecília – AMURC
2º Secretário: Clenilton Carlos Pereira – Prefeito de Araquari – AMUNESC
CHAPA DE MILENA
Presidente – Milena Andersen Lopes — Prefeito de Vargem — AMPLASC;
1 ° Vice-presidente: Rudi Miguel Sander – Prefeito de São Carlos – AMOSC;
2º Vice-presidente: Arão Josino da Silva – Prefeito de Ascurra – AMVE;
3º Vice-presidente: Topazio Silveira Neto — Prefeito de Florianópolis – GRANFPOLIS;
1º Tesoureiro: Clemor Antônio Battisti — Prefeito de Itá – AMAUC;
2º Tesoureiro: Alexandre Gomes Ribas – Prefeito de Itapiranga;
1° Secretário: Dalvânia Pereira Cardoso — Prefeita de Içara – AMREC;
2º Secretário: Adriano Bornschein Silva — Prefeito de Joinville – AMUNESC;